O Cine Líbero Luxardo exibe nesta quinta-feira, em sessão única, o filme “A Catástrofe” (Das Unheil), produção alemã dirigida pelo elogiado Peter Fleischmann, e que envolveu uma equipe de fotógrafos brasileiros – Dib Lutfi (1936-2016) e Lauro Escorel (1950-). A exibição é especial e comemora os 50 anos do longa, em programação realizada em parceria com a Casa de Estudos Germânicos de Belém (DAAD – Instituto Goethe), a Cinemateca do MAM-Rio e a Cinemateca de Frankfurt.
O filme conta a jornada de um jovem estudante, filho de pastor, que vive numa cidade da Alemanha Ocidental, onde a poluição e a tensão política aumentam a cada dia. O jovem Hille procura seu lugar no meio de diferentes crises, a família conservadora, os amigos revolucionários e suas paixões íntimas, narradas em voz off.
O filme que aborda os fluxos da juventude continua atual. Este projeto está no âmbito da pesquisa curatorial sobre o diretor de fotografia Dib Lutfi, considerado um dos cinco maiores “câmera-na-mão” do mundo. Ele foi também premiado no Primeiro Festival de Cinema de Belém, em 1974, com a melhor cinematografia do filme “A Noite do Espantalho” (presente em Cannes no mesmo ano). A última passagem de Dib Lutfi por Belém foi em 2008, quando ministrou um curso sobre cinematografia no então Instituto de Artes do Pará.
COMEMORATIVA
Sessão especial
“A Catástrofe”
Quando: Hoje (22), às 19h
Onde: Cine Líbero Luxardo (FCP/Centur – Av. Gentil Bittencourt, 650 – Nazaré)
Quanto: Entrada franca