Entretenimento

Álbum de estreia de Raidol está na lista dos Melhores do Ano

“Mandinga” foi elencado pela curadoria da APCA entre os 50 lançamentos mais interessantes da música brasileira em 2022. FOTO: Duda Santana/Divulgação
“Mandinga” foi elencado pela curadoria da APCA entre os 50 lançamentos mais interessantes da música brasileira em 2022. FOTO: Duda Santana/Divulgação

O álbum “Mandinga”, do cantor e compositor paraense Raidol, está na lista dos Melhores do Ano da prestigiada Associação Paulista de Críticos de Arte-APCA. Ele é o único artista do Norte a figurar na lista de 50 nomes divulgada nesta segunda-feira 19, a partir da seleção feita pelos principais jornalistas e avaliadores da música independente no país.

“Mesmo confiando muito no trabalho e na minha equipe, fico surpreso com um reconhecimento desse nível já nesse momento da carreira, que me colocou na mesma lista ao lado de artistas consagrados e novas promessas da música brasileira”, diz Raidol, que aparece ao lado de nomes de destaque da MPB contemporânea, como Criolo, Tom Zé, Gilsons, Luedji Luna, Xênia França, Tim Bernardes, Terno Rei e Bala Desejo, Rico Dalasam, Djonga, entre outros.

A seleção final é o resultado de uma apuração que avaliou mais de 300 discos. O júri popular da APCA é formado por Adriana de Barros (editora do site da TV Cultura e colunista do Terra), José Norberto Flesch (jornalista musical que tem seu canal no YouTube), Marcelo Costa (do site Scream & Yell), Pedro Antunes (do vlog Tem Um Gato na Minha Vitrola) e Roberta Martinelli (dos programas Sol a Pino e Cultura Livre), além de Alexandre Matias (do portal Trabalho Sujo).

“Estou feliz de representar o Norte com a minha música e fico na torcida para que nos próximos anos a gente possa ver cada vez mais nortistas sendo reconhecidos pela mídia cultural nacional”, diz Raidol. “Nossa produção está passando por um momento único, são muitos artistas com trabalhos em ebulição e todos com o sonho de viver de música. Esse reconhecimento é um grande incentivo, profissional e emocional, para seguir firme nos meus planos e me fortalecer na minha missão na música”, completa o artista.

“Mandinga” foi lançado em novembro e em poucas semanas ultrapassou a marca de 10 mil plays nas plataformas de música. O trabalho foi feito com uma equipe  majoritariamente formada por mulheres, lgbtqia+ e amazônidas, em parcerias escolhidas para valorizar pessoas de fora do eixo. “Fazer um disco autoral, no norte do país, é produção de guerrilha. Fazer um trabalho inteiro, pensando detalhadamente nos conceitos, nas nuances, com uma equipe que acredita no nosso potencial juntes e acredita que o Norte é o caminho para um novo manifesto artístico e cultural no País, é um privilégio e pude tê-lo graças ao Edital Natura Musical, através da Lei Semear. Mais estados do Norte precisam desse incentivo e tento ser um catalisador para essa descentralização”, pontua Raidol.

Com produção musical de Marcel Barretto (Studio Budokaos), coprodução de Will Love e masterização e mixagem de Florencia Saravia-Akamine, o álbum é o registro de estreia do cantor. As faixas trazem uma mistura diversificada de sonoridades, com ritmos como pisadinha, house, eletrocumbia, carimbó, surf music e guitarrada. “É uma encantaria amazônica, preparada para enfeitiçar o Brasil com muitas músicas de amor, trazendo a junção do antigo com o contemporâneo”, já disse o cantor sobre o disco, que em janeiro será relançado em uma versão Deluxe, com remixes do produtor Omulu e mais três músicas inéditas.

CONFIRA A LISTA COMPLETA DA APCA

Alaíde Costa – O Que Meus Calos Dizem Sobre Mim
Anelis Assumpção – Sal
Anis de Flor – Fértil
Bala Desejo – Sim Sim Sim
Bia Doxum – Àtúnwa
BK – Icarus
Black Pantera – Ascensão
Bruno Capinan – Tara Rara
Bruno Morais – Poder Supremo
Criolo – Sobre Viver
Dingo – A Vida é Uma Granada
Djonga – O Dono do Lugar
Fernando Catatau – Fernando Catatau
Gilsons – Pra Gente Acordar
Gloria Groove – Lady Leste
Glue Trip – Nada Tropical
Jair Naves – Ofuscante A Beleza Que Eu Vejo
João Donato – Serotonina
João Gordo – Brutal Brega
José Miguel Wisnik – Vão
Josyara – ÀdeusdarÁ
Joyce Moreno – Brasileiras Canções
Luedji Luna – Bom Mesmo é Estar Debaixo D’Água (Deluxe)
Luísa e os Alquimistas – Elixir
Maglore – V
Maurício Pereira – Micro
MC Tha – Meu Santo é Forte
Number Teddie – Poderia Ser Pior
Ombu – Certas Idades
Paulo Miklos – Do Amor Não Vai Sobrar Ninguém
Pelados – Foi Mal
Planet Hemp – Jardineiros
Rachel Reis – Meu Esquema
Raidol – Mandinga (OUÇA AQUI)
Ratos de Porão – Necropolítica
Rico Dalasam – Fim das Tentativas
Rodrigo Alarcon – Rivo III e a Fé
Rodrigo Campos, Juçara Marçal e Gui Amabis – Sambas do Absurdo, Vol. 2
Russo Passapusso, Antônio Carlos & Jocafi – Alto da Maravilha
Samuca e a Selva – Ditados Populares Dançantes
Scalene – Labirinto
Sessa – Estrela Acesa
Tatá Aeroplano – Não Dá pra Agarrar
Terno Rei – Gemeos
Tim Bernardes – Mil Coisas Invisíveis
Tom Zé – Língua Brasileira
Tulipa Ruiz – Habilidades Extraordinárias
Wado – O Disco Mais Feliz do Mundo, Vol. 1
Wry – Aurora
Xênia França – Em Nome da Estrela