Entretenimento

Preamar das Festas oferece atrações em diferentes espaços

Shows de música e dança, contação de história, exposições e feiras são realizadas em diversos pontos culturais. FOTO: Divulgação
Shows de música e dança, contação de história, exposições e feiras são realizadas em diversos pontos culturais. FOTO: Divulgação

Para celebrar as festas de final de ano e encerrar as ações culturais no estado em 2022, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), realiza o Preamar das Festas, uma programação gratuita com ações como apresentações de música e dança, contação de história, exposições e feiras criativas, que vem ocorrendo durante todo o mês de dezembro.

O calendário iniciou na última terça-feira, 13, na Estação Cultural de Icoaraci, passou pelo Centro Cultural de Parauapebas, pelo Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, que recebeu uma iluminação especial que pode ser apreciada até o último dia do ano. E hoje, 20, a Preamar chega ao Salão Transversal do Museu do Estado do Pará (MEP), com uma apresentação do projeto “Música nos Museus: Ópera Estúdio”, da Fundação Carlos Gomes, às 17h, com um rico repertório de músicas natalinas.

Ainda nesta terça-feira, a partir das 19h, a Galeria Fidanza abre a exposição “Marujada”, com indumentárias e adereços característicos das manifestações festivas e religiosas da celebração bragantina, além de obras dos fotógrafos paraenses: Com a participação: Armando Teixeira, Cristina Carvalho, Denise Sá, Flávio Contente, Guy Veloso, Iza Girard, Janduari Simões, Ursula Bahia e Wagner Santana, que também é fotojornalista do DIÁRIO. A visitação segue até 31 de janeiro, sempre de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.

Uma das imagens da exposição “Marujada”, que abre hoje na Galeria Fidanza. FOTO: Wagner Santana

MARAJÓ

O Museu do Marajó, em Cachoeira do Arari, também entra hoje no circuito, com o Preamar da Criatividade, das 9h às 13h, que contará com uma apresentação da Banda João Viana, conhecida por atuar na cidade durante as festividades de São Sebastião. Para o secretário de Estado de Cultura, Bruno Chagas, mais uma vez, o Preamar das Festas traz a oportunidade de não apenas as pessoas confraternizarem, mas principalmente usufruírem da riqueza cultural da região.

“Com uma programação diversa, buscamos descentralizar as ações do último Preamar do ano, levando às UsiPaz, ao Theatro da Paz, à Estação Cultural de Icoaraci e vários outros espaços da Secult uma variedade de manifestações culturais para que a população tenha acesso integral a essa produção artística e celebre da melhor forma mais um ano que se encerra”, ressaltou o secretário.

CONCERTO

O calendário segue até quinta-feira, 22, às 19h, , no Complexo Feliz Lusitânia, em frente à Igreja de Santo Alexandre, com a apresentação da Amazônia Jazz Band (AJB). O concerto terá a participação especial da Banda Warilou, conhecida por hits como “Luz do Mundo” e “Negrita Linda/Volare”, além do grupo Madrigal, da Universidade do Estado do Pará (UEPA), composto por 20 coristas, regidos pela coordenadora do curso de Licenciatura em Música, professora Ana Maria Souza, e acompanhado pela pianista Franciele Monteiro.

Suíte de “O Quebra-nozes” está no repertório do concerto natalino da OSTP. Foto: Divulgação

OSTP faz noite natalina

Dentro do Preamar das Festas, a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) apresenta hoje, às 20h, seu “Concerto de Natal”, fazendo o encerramento da temporada 2022. Terá à frente o regente titular da orquestra, maestro Miguel Campos Neto, e a participação especial dos solistas Lys Nardoto e Márcio Carvalho.

Músicas que rememoram o clima das festas de fim de ano, a exemplo de “Noite Feliz”, de Gruber, e “Bate o sino”, de James Pierpont, estão no repertório. Também uma suíte de sete movimentos de “Quebra-Nozes”, de Tchaikovsky. “Música natalina não é simplesmente aquela música popular feita por algum compositor que tenha a letra sobre o Natal. Também tem algumas músicas ditas eruditas que ficaram marcadas com a época do Natal, muitas vezes pela sua temática. É o caso do balé ‘Quebra-nozes’, que a gente ouve um trechinho e reconhece imediatamente como sendo música de Natal”, lembra Miguel Campos Neto.

Para ele, esta última apresentação de 2022 será como uma celebração. “Uma orquestra só vive se ela estiver tocando e é isto que queremos esta noite, passar com a nossa arte, toda a esperança para o ano que se inicia”.

*com informações da Agência Pará.

APROVEITE

Preamar das Festas
Quando: Até 22 de dezembro.
Onde: Museu do Estado do Pará, Complexo Feliz Lusitânia e Museu do Marajó.
Quanto: Gratuito.
Informações: Instagram @secultpara

ASSISTA

Concerto “Seleção de Natal” – OSTP
Quando: Hoje (20/12), às 20h
Onde: Theatro da Paz (Praça da República)
Quanto: R$ 2, com retirada a partir das 9h da manhã, no site ticketfacil.com.br ou na bilheteria do teatro. Apenas dois ingressos por CPF.