Luiz Flávio
Não é todo dia que um jornal chega à sua edição de número 14 mil. O DIÁRIO alcança essa marca histórica na edição de hoje, consolidado no mercado paraense como o líder de mercado, ancorado na qualidade e na credibilidade contida nas informações que transmite.
Atingir essa meta exige, acima de tudo, reflexão e responsabilidade. Mais do que liderar o mercado, o DIÁRIO se tornou principal veículo de divulgação dos avanços, desafios e mazelas que fazem do Pará um Estado complexo.
Ao longo dos últimos 40 anos completados este ano, os leitores do jornal se informaram com as grandes reportagens e notícias do dia. Desde a primeira edição, em agosto de 1982, a responsabilidade do jornal sempre teve como foco principal o leitor e com a qualidade da informação que veicula.
A primeira edição do DIÁRIO chegou às ruas no dia 22 de agosto de 1982, tendo como manchete “Eleição Limpa”, com todo o peso de um periódico que nascia sob a égide política, comprometido com a redemocratização do País. O novo jornal do Norte do Brasil já nascia inovador na forma e no conteúdo.
Ao longo das décadas, passou por mudanças importantes editoriais e estruturais. Hoje, o DIÁRIO é um jornal consagrado pelos leitores, com reconhecimento internacional. A receita é uma só: a busca constante pela inovação, sempre trazendo aos seus leitores o que há de melhor e mais moderno no mundo nas áreas editorial e tecnológica.
Jader Barbalho Filho, presidente do grupo RBA, ressalta que é um orgulho e uma satisfação imensa ver que o jornal chega a edição de número 14 mil como líder em jornais impressos no Pará. “Passa um filme na cabeça… A jornada foi dura, mas prazerosa. Sempre buscamos a notícia imparcial, estando ao lado do nosso leitor e da população paraense, enfrentando todas as dificuldades que um jornal independente precisa transpor”, destaca. Segundo Jader Filho, o saldo é altamente positivo. “A preferência maciça dos leitores pelo jornal é a maior recompensa e mostra que o DIÁRIO está no caminho certo”, analisa.
Para o diretor, o segredo desse sucesso é um só: muita dedicação da equipe. “Procuramos incansavelmente nos qualificar, inovar e investir. Sempre. Dessa forma, fomos nos transformando. Com a revolução das mídias digitais que o planeta vem passando nos últimos anos, os jornais impressos precisaram se readequar e se reinventar e acredito que soubemos fazer essa transição com muito sucesso e chegamos a 40 anos firmes e fortes! ”, acredita.
Jader agradece a cada um dos colaboradores que passaram pelo jornal e os que hoje ajudam a construir esse caminho vitorioso, assim como os parceiros institucionais e comerciais, “que sempre acreditaram em nossos projetos e nos ajudaram a alcançar o status que galgamos hoje”, diz.
SUCESSO
Nilton Lobato, diretor comercial do grupo RBA, diz que o jornal sempre foi um “case” de sucesso desde a sua fundação, 40 anos atrás. “Ao longo de sua trajetória, o DIÁRIO DO PARÁ sempre foi pioneiro nas inovações dento do mercado de impressos do Estado. Se adaptou e se transformou, sempre pautado para o mercado leitor e anunciante”, diz.
Ele ressalta a edição eletrônica colocada no ar em agosto de 2009 permite o acesso ao conteúdo da edição impressa a muito mais pessoas de forma gratuita. “Isso possibilita que nossos anunciantes tenham dupla visibilidade ao estar anunciando com o jornal de forma publicitária ou assinando alguns de nossos projetos editoriais”, destaca.
Lobato lembra que o DIÁRIO é o único jornal do Pará com a edição online totalmente grátis, gerando dupla visibilidade para os anunciantes através das multiplataformas, “acessada em versão digital por 400 milhões de páginas visualizadas que movimentam a impressionante média de 2,5 milhões ao mês, só na edição eletrônica”.
Mais importante do que disponibilizar a edição impressa de forma gratuita online, Lobato ressalta que o Diário do Pará traz informação “com a credibilidade do maior jornal do Norte do Brasil, trazendo as notícias do Pará, do Brasil e do mundo a qualquer hora, em qualquer lugar”.
“Com a revolução das mídias digitais que o planeta vem passando nos últimos anos, os jornais impressos precisaram se readequar e se reinventar e acredito que soubemos fazer essa transição com muito sucesso e chegamos a 40 anos firmes e fortes! ”
40 anos nas ruas diariamente, sem interrupções
O sonho do fundador do jornal, Laércio Barbalho, avô de Jader Filho, se concretizou num jornal dinâmico, com projeto gráfico moderno e uma redação antenada com tudo que se passa no Pará, no Brasil e no mundo.
Foi graças ao empreendedorismo do jornalista Laércio Barbalho, mentor do projeto, que o DIÁRIO se tornou hoje um jornal editorialmente antenado e se situa hoje entre os mais modernos jornais impressos em todo o Norte e Nordeste do País, sendo líder de mercado no Pará, demonstrando o sucesso inequívoco entre leitores e anunciantes.
Camilo Centeno, vice-presidente da RBA destaca a marca de 14 mil edições ininterruptas colocadas nas ruas é histórica, feito alcançado por poucos veículos no país. “O DIÁRIO DO PARÀ faz parte da vida dos paraenses, que o transformaram no maior jornal do Norte do país a vários anos”, destaca.
Ele lembra que o jornal serviu como ponto de partida para a criação do Portal Diário On Line, também o maior do Pará e um dos maiores do Norte e do país. “No segundo semestre deste ano também lançamos o site exclusivo do jornal, voltado apenas às notícias do dia-a-dia do nosso Estado e que vem registrando uma excelente audiência”.
É um marco que, segundo o vice-presidente, precisa ser comemorado. “Se chegamos até aqui hoje, se deve ao excelente trabalho desenvolvido pelos nossos jornalistas e técnicos, sempre comprometidos com a notícia e com a informação e qualidade, sempre levando a melhor informação ao leitor. Estamos felizes por ter a confiança dos paraenses”, destaca Centeno.
Clayton Matos, diretor de redação do DIÁRIO, ressalta que o jornal atinge uma marca histórica. “Esse número reforça ainda mais nossa força, relevância e compromisso com o povo do Pará. São 14 mil edições que ajudaram o jornal a garantir a credibilidade que virou nossa principal virtude ao longo de 40 anos de fundação.”
A popularidade do jornal é medida diariamente nas ruas por quem leva à notícia até a população. Waldecir Brito do Nascimento começou a vender jornais aos 10 anos de idade para ganhar uns trocados, já que seus pais passavam por muita dificuldade financeira. Hoje está com 56 anos. “Fico muito feliz em saber que o jornal chega às 14 mil edições. É sinal que terá uma vida longa ainda”, comemora.
Segundo ele o DIÁRIO é o jornal de maior aceitação popular na periferia da cidade. “Diferente dos outros, ele possui um caderno policial muito bom e com notícias quentes. O caderno esportivo Bola também traz mais informações que os outros. O caderno de concursos que no domingo é bastante procurado. O jornal é diferenciado e traz informações de todas ás áreas. É por isso que vende mais”, atesta o jornaleiro, que vende 50 jornais todos os dias, número que aumenta para 85 aos domingos.
Eduardo Gonçalves, 50, é jornaleiro a 17 anos. Ele diz que o DIÁRIO é sempre o que tem mais saída com seus clientes. “Pego 100 jornais todos os dias, de segunda a sábado e vendo mais de 80. Aos domingos eu pego 75 e não sobram nem 10. É um jornal muito popular entre o povo aqui de Belém. Não é à toa que chega a essas 14 mil edições”, afirma.