Nildo Lima
O técnico Marcelo Cabo, comandante azulino para 2023, desembarca hoje à noite em Belém para assumir efetivamente, amanhã, o comando do elenco do Clube do Remo. O treinador esteve na capital paraense tão logo fechou acerto para vir dirigir o Leão. A visita, no entanto, foi apenas para que ele pudesse ver in loco a estrutura do clube, assim como conversar com os dirigentes, principalmente o presidente Fábio Bentes. Antes de seguir para Goiânia (GO), Cabo deixou algumas orientações para serem seguidas pela direção remista no que tange a contratações, programação de treinamento entre outras.
Agora, com sua chegada, o técnico vai, verdadeiramente, colocar a “mão na massa”, como se diz, para preparar o Leão visando o jogo do dia 21 de janeiro, contra o Independente, de Tucuruí, na estreia das equipes no Parazão, uma das competições que serão disputadas no ano que vem pelo bicampeão estadual – as outras são as Copas do Brasil e Verde e a Série C do Brasileiro.
Cabo já encontrará em sua volta ao Baenão, o elenco remista, assim como o restante de sua comissão técnica, definidos. O último jogador a se integrar ao grupo de atletas azulinos foi o atacante Muriqui, que iniciou exames e testes físicos na última quarta-feira.
Em se tratando de comissão técnica, uma das novidades é o novo auxiliar permanente do clube Fábio Cortez. Ele foi contratado para o lugar de João Neto, o Netão, que foi afastado do clube, após ter sido cedido, por empréstimo, ao Santa Rosa, pelo qual disputou a Série B local, sem conseguir levar a equipe à elite do Estadual de 2023. Cortez está em Belém há cerca de uma semana. O novo funcionário remista, além da assistência a Cabo, vai dar assistência ao comando das divisões de base do Leão.
Em termos de jogadores, além de Muriqui, a direção azulina efetuou um total oito novas aquisições: Lucas Mendes e Raí (laterais), Diego Ivo e Ícaro (zagueiros), Richard Franco (volante), Rodriguinho (meia) e Jean Silva e Fabinho (atacantes).
SEM ALVES
Existia a possibilidade de a lista ser ampliada com a vinda do atacante Bruno Alves, que teria recebido proposta para retornar ao Baenão, onde ele esteve este ano por ocasião da Série C do Brasileiro. Ele atuou em 32 partidas. Contudo, o Paysandu saiu na frente e fechou a contratação do atleta.
Sem Bruno Alves, a diretoria remista, por intermédio de seu executivo de futebol, Thiago Gasparino, está em busca de um outro atleta da posição. Contatos, inclusive, segundo especulações, já estariam sendo feitos pelo funcionário azulino, numa espécie de “Plano B”.