Com shows de Liniker (SP), Arraial do Pavulagem & Batalhão da Estrela, Super Pop Live e mais oito atrações gratuitas, inicia hoje, 16, a 10ª edição do Festival Psica. Denominado como o maior festival independente de música periférica da Amazônia, o evento ocorre até domingo, 18, no Espaço Náutico Marine Club, no bairro do Guamá. “A nossa ideia é abrir o festival da mesma forma que as festividades do interior do estado e também da região metropolitana iniciam suas programações: com o levantamento do mastro. Para isso, vamos unir diversas expressões populares”, adianta Jeft Dias, diretor e criador do Psica.
Estarão presentes, por exemplo, a Marujada de São Benedito (Bragança), o Cordão de Pássaros, as Themônias, em uma celebração à cultura popular paraense, uma abertura majestosa para a chegada do show do Arraial do Pavulagem. Tambores do Pacoval, Baile do Mestre Cupijó, Layse & Os Sinceros, Sisa, Daniel ADR, DJ Jon Jon, DJ Eric Terena (MS) e Eduardo du Norte & Os Tambores do Pacoval completam o line-up do primeiro dia. “Além de trazer as expressões populares e os artistas locais, um dos principais nomes do line-up do festival, a cantora vencedora de Grammy, Liniker, se apresenta às mais de 20 mil pessoas esperadas”, completa Gerson Júnior, também diretor e criador do Psica.
Layse é uma das atrações desta sexta-feira. Ela se apresenta junto ao grupo Os Sinceros e fala da expectativa para o show. “Égua, muito honrada de estar tocando nesse primeiro dia do Psica, em um palcão desse para a galera, de grátis. Além do mais, abrindo o show da Liniker, essa grande referência de vida para a gente, para a nossa batalha, essa grande mulher. E fazendo um show lindo, de bolero, de brega para a gente poder dançar todo mundo coladinho. Eu acho que o Psica faz isso, uma grande valorização da música paraense e eu sou muito honrada de poder estar nesse palco, representando a música latino-caribenha”, vibra a artista natural de Breves, no Marajó.
No sábado, 17, o Festival recebe outro nome em destaque na cena nacional, o baiano Baco Exu do Blues, laureado como Artista Revelação pelo Prêmio Multishow de Música Brasileira em 2018. Na ocasião, o artista também teve a sua canção “Te Amo Disgraça” eleita a Canção do Ano pelos jurados. Além dele, sobem ao palco Urias (MG), Gaby Amarantos, Lia de Itamaracá (PE), Molho Negro, Nic Dias, Quebrada Queer, Melissandra, Desalmado, Sereia do Mar, Rejeitados Pelo Diabo, Kratos & MC Íra, Tony Brasil & Maderito e Banda Bundas, Rock da Meury e a aparelhagem Mega Príncipe New Tech.
O último dia de festival, domingo, 18, destaca-se por trazer duas grandes mulheres de diferentes gerações da música baiana: Daniela Mercury, também vencedora de um Grammy Latino, por seu álbum “Balé Mulato”, e a primeira cantora de trio elétrico a trazer a música eletrônica para o carnaval da Bahia; e Luedji Luna, com suas letras que frequentemente tratam de emoções relacionadas à mulher negra e presenteiam o público com hits como “Banho de Folhas”. Além delas, Flora Matos (DF), BK (RJ), Madame Saatan, MC Naninha (RJ), Victor Xamã (AM), Viviane Batidão, Badsista, Arthur da Silva, Ogro Jazz, Rawi, Filhos de Maiandeua, Reggaetown (que convida Negro Di, Bruna BG e Bruno BO) e fechando a noite, a aparelhagem Surreal Crocodilo.
*com informações da assessoria
APROVEITE
Festival Psica 10 anos
Quando: 16 a 18 de dezembro
Onde: Espaço Náutico Marine Club (Av. Bernardo Sayão, 5232 – Guamá)
Quanto: Passaporte Psica a R$180 (meia estudantil / solidária), à venda no site festivalpsica.byinti.com e nas lojas Imaginarium (Bosque Grão Pará e Boulevard)