Entretenimento

Cine Líbero Luxardo recebe a Mostra de Cinema Japonês 2022

Entre os filmes em destaque na programação estão “E seu Pássaro pode cantar” e “Mar do Renascimento”, dramas emocionantes e com lançamento recente, girando em torno de temas como família, amizade e vínculo social. FOTO: Reprodução/Filme
Entre os filmes em destaque na programação estão “E seu Pássaro pode cantar” e “Mar do Renascimento”, dramas emocionantes e com lançamento recente, girando em torno de temas como família, amizade e vínculo social. FOTO: Reprodução/Filme

O Cine Líbero Luxardo abre as portas nesta quinta-feira, 15, a partir de 17h30, para a Mostra de Cinema Japonês 2022, uma realização do Consulado do Japão em Belém e da Fundação Japão. São oito sucessos no circuito, incluindo narrativas que envolvem a cerimônia de chá, o Obento (marmita), o vício pelos jogos, um dos muitos problemas sociais atuais no país, dramas emocionantes e animes para o público infantojuvenil. Durante sete dias, em duas sessões diárias, o público poderá conferir toda a programação de forma gratuita, com ingressos distribuídos na bilheteria uma hora antes de cada sessão.

Em paralelo, haverá a exposição “Arquitetura, Boneca e Calendário do Japão” nos horários do cinema. “A Mostra de Cinema Japonês é uma novidade da programação de final do ano que agrega também a exposição das belíssimas bonecas japonesas vestidas de Kimono (vestimenta tradicional do Japão feita em seda), calendários 2023 do Japão e as maquetes de arquiteturas japonesas consideradas Patrimônio Histórico e Cultural pela Unesco. E mais, os calendários 2023 expostos serão sorteados entre os que responderem as enquetes da Mostra de Cinema”, adianta Rosa Kamada, assessora do Consulado do Japão.

Entre os filmes em destaque na programação estão “Outro Mundo”, “Dizem que nada fica como está”, “E seu Pássaro pode cantar” e “Mar do Renascimento”, todos dramas emocionantes e com lançamento recente, girando em torno de temas como família, amizade e vínculo social.

A vice-cônsul do Consulado do Japão em Belém, Keiko Kikuchi, aponta para outros costumes japoneses que podem ser atrativos para os participantes locais. “Os animes japoneses são os preferidos entre os brasileiros, mas gostaríamos que o público simpatizante da cultura nipônica conhecesse também os diversos atrativos do Japão por meio do cotidiano dos japoneses e da cultura tradicional, por exemplo, a cerimônia do chá, que é retratada nos filmes desta Mostra”.

“Dizem que Nada Fica como Está”, de Joe Odagiri, traz Toichi, um barqueiro que transporta os aldeões para uma cidade do outro lado do rio. FOTO: Reprodução/Filme

FILMES

O evento abre com o filme “O Bentô do Meu Pai” (2017), hoje, às 17h30, e “Outro Mundo” (2019), às 19h. O primeiro é baseado em uma história real, em que o pai prepara com esmero todos os dias a marmita para sua filha única Midori, após se separar da esposa. E o segundo mostra a mudança de postura de três amigos da escola que se encontram em sua terra natal, na província japonesa de Mie.

Os fãs de anime têm a diversão garantida com a fantasia musical “Pop in Q” (2016) e o longa-metragem “KAPPA: O duende do rio e o Sampei” (1992), um clássico que conta a história de Sampei, um menino que vive com o avô numa tranquila aldeia. Um dia, após passar pelas correntes lamacentas do rio, ele acorda na terra dos duendes e faz amizade com um deles, Gartalow, os dois então decidem fugir juntos de volta ao vilarejo.

Na sequência, são exibidos “Dizem que nada fica como está” (2019), “Mar do Renascimento” (2019), “E seu pássaro pode cantar” (2018) e “Todos os dias são bons dias” (2018). Este último, baseado no longa-seller da ensaísta Noriko Morishita, que, por recomendação de sua mãe, começa a frequentar as aulas de chá com a Mestre Takeda, que tem a reputação de ser uma professora extraordinária. No começo, Noriko fica confusa com todas as regras, mas depois percebe a profundidade da Cerimônia do Chá.

Na sexta-feira, 16, às 17h20, haverá novas sessões de “KAPPA: O duende do rio e o Sampei” (1992); às 19h, de “Dizem que nada fica como está” (2019), que conta a história de Toichi, um barqueiro que transporta os aldeões para uma cidade do outro lado do rio e nessas ocasiões tem suas conversas com Genzo, um jovem vizinho. No sábado, 17, às 17h10, volta a ter sessão de “Todos os dias são bons dias” (2018) e no final do dia, às 19h, do filme “E seu pássaro pode cantar” (2018), dirigido por Sho Miyake.

No domingo, 18, às 17h15, haverá novas sessões do anime “POP IN Q”, de Naoki Miyahara, no qual jovens garotas encontram um objeto que abre um mundo desconhecido, habitado por um ser chamado Pokon. Já às 19h, será exibido “Mar do Renascimento” (2019). Na terça-feira, 20, às 16h40, será exibido “Dizem que nada fica como está” (2019) e às 19h, “E seu pássaro pode cantar” (2018). No dia seguinte, 21, às 16h50, terá sessão de “Mar do Renascimento” (2019), e às 19h, de “Outro Mundo” (2019).

Texto: Wal Sarges/Repórter do Caderno Você

APROVEITE
Mostra de Cinema Japonês 2022
Quando: 15 a 21 de dezembro
Onde: Cine Líbero Luxardo (Av. Gentil Bittencourt, 650, térreo – Nazaré)
Quanto: Gratuito
Informações: (91) 3202-4321.