Wesley Costa
Os lojistas apostam no grande movimento do Centro Comercial de Belém nas próximas semanas. Mas tudo indica que esse ano, os consumidores pretendem continuar gastando menos na hora de presentear. Um levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas – CNDL, apontou que 73% dos brasileiros vão presentear outras pessoas neste natal, um recuo de 4% se comparado ao ano passado.
Uma saída para não deixar a data passar em branco é a aquisição das famosas “lembrancinhas”. Geralmente são itens como canecas, chaveiros, acessórios de beleza (brincos e anéis), porta-cartões e outros objetos que agradam bastante quem recebe e quem presenteia. Quem trabalha com esses tipos de mercadorias também garante que dá para fazer uma surpresa, sem gastar muito.
O vendedor Vitor Cley, 20 anos, que trabalha em uma loja de produtos de maquiagem, conta que muita gente tem antecipado as pequenas compras. “Desde o primeiro dia de dezembro já tinha um movimento grande de pessoas em busca de produtos mais em conta para presentear. No nosso caso, se alguém chegar aqui com R$50,00 consegue montar um kit bem legal para aquela pessoa especial”, afirmou.
Com diversos tamanhos, tipos e modelos, as bijuterias também são uma boa opção para quem quer economizar. “Brincos, anéis e colares sempre são bastante procurados e a mulherada adora. Por também ter a opção de vários valores, facilita a escolha para presentear não somente uma, mas várias pessoas com modelos diferentes”, diz o gerente de uma loja de acessórios, Jonas Andrade.
“Esse ano não tem como dar aqueles presentões, até porque ainda estamos em um cenário de recuperação econômica, né? Então, dependendo do perfil da pessoa que você vai agradar, dá para escolher uma boa lembrancinha e economizar. Em casa, por exemplo, tenho uma adolescente que adora maquiagem e já será um dos itens que possivelmente vou garantir”, contou a autônoma Elaine Bezerra, 49.