Notícias

Helder começa a definir mudanças no secretariado (07/12)

 Foto: Irene Almeida/Diário do Pará.
Foto: Irene Almeida/Diário do Pará.

Por Adaucto Couto e Carol Menezes

O mercado não trata o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) da mesma forma que tratou o atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL), uma injustiça que será corrigida com o tempo. É o que afirmou o governador do Pará Helder Barbalho, em entrevista ao site Poder360. A memória do governo Lula traz um governo comprometido com a estabilidade econômica do Brasil e com a agenda fiscal. O Brasil cresceu e foi uma bela oportunidade para as pessoas terem acesso ao emprego e políticas de transferências de renda”, declarou o chefe do Executivo paraense ao Poder360. Helder, que defende a presença do MDB na base de apoio de Lula, afirma que o governo do petista será uma mescla de responsabilidade fiscal com social. E garantiu que o motivo do apoio é, acima de tudo, a defesa da democracia.

LEI KANDIR

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei Complementar (PLP) 60/22, do Senado, que viabiliza a transferência de recursos federais referentes ao acordo da Lei Kandir para 144 municípios que não enviaram no prazo (até 13 de janeiro de 2021) a declaração de renúncia a todas as ações judiciais contra a União sobre perdas de arrecadação com a antiga lei. O projeto determina que seja reaberto, por 45 dias, o prazo para que esses municípios possam regularizar a documentação e passem a receber as cotas de transferências federais, inclusive as atrasadas, já que a liberação do dinheiro começou em 2020. São 67 municípios do Nordeste, 47 do Sudeste, 16 do Sul e 14 do Norte.

PASSANDO PANO

Evitando emitir qualquer crítica ao Governo Federal, a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) emitiu uma nota na última segunda-feira, 5, informando a comunidade sobre o novo bloqueio de verbas para institutos e universidades federais determinado pelo Governo Bolsonaro. Sem citar o tamanho do prejuízo na Instituição, a Gestão Superior da Ufra finalizou pedindo “a compreensão e sensibilidade da comunidade Ufraniana, esperando que a situação se normalize em breve”. A verba bloqueada pelo Governo é de R$ 366 milhões, inviabilizando as instituições (presume-se que a Ufra também) a pagar as contas até o fim do ano.

SEGURANÇA

O delegado-geral da Polícia Civil do Pará, Walter Resende, participou ontem (6) de encontro promovido pelo senador Flávio Dino (PSB-MA), coordenador da equipe de transição da Justiça e Segurança do Governo Federal, em Brasília (DF), com autoridades representantes das polícias civis de todo o país. Foi feita uma radiografia das polícias civis dos Estados, e foram discutidos temas como a Lei Geral da Polícia Civil, criação de uma Secretaria de Polícia Judiciária dentro do Ministério da Justiça, o uso de uma plataforma única para o trabalho integrado entre as polícias civis, política de distribuição dos recursos fundo a fundo e disponibilização de tecnologia aos agentes.

MULHER

Um estudo inédito da Serasa Experian mostrou que das 20,6 milhões de empresas ativas no Brasil, 8,4 milhões, o equivalente 40,5%, têm mulheres como donas ou sócias majoritárias. No recorte por unidades federativas (UFs), os dados indicam que 40% das companhias no Pará são lideradas por mulheres. Do total de 8,3 milhões de empresas dirigidas por mulheres, que considera os dados nacionais, 84,7% possuem uma única sócia enquanto no universo masculino, esse percentual é menor, de 77,4%. Elas começam a empreender mais cedo que os homens, sendo 36,3% com idades entre 20 e 39 anos.

LINHA DIRETA

Dentro de eventuais mudanças no secretariado no segundo mandato de Helder Barbalho, uma certeza: Adler Silveira vai continuar na Setran, por conta do bom trabalho que vem realizando à frente da secretaria.

Os deputados que compõem a CPI da Vale se reúnem hoje, dia 7, às 10h, na Sala VIP da Alepa, para solenidade de assinatura do protocolo de intenções do Consórcio Intermunicipal dos Municípios Mineradores e Afetados.

No feriado do Dia da Justiça, celebrado no dia 8 de dezembro, a Justiça do Trabalho da Oitava Região, com jurisdição no Amapá e Pará, funcionará em regime de plantão. Já no dia 9, por conta do jogo do Brasil, não haverá expediente. Os atendimentos nas jurisdições do TRT da 8ª Região voltam a normalidade no dia 12, das 8h às 14h, para atendimento externo.

A Hydro será uma das premiadas na 10ª edição do Prêmio Ser Humano, organizado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional Pará (ABRH-PA), e com realização marcada para hoje, 7.

O reconhecimento é na categoria Desenvolvimento, com o case sobre o processo seletivo e integração do programa de Trainee 2022, o “Viva seu Talento – Agora é hora delas”, com vagas afirmativas para pessoas que se identificam com o gênero feminino.

Voltada para a inovação em negócios da bioeconomia na Amazônia que apoiem a manutenção da floresta em pé, a Plataforma Jornada Amazônia entra em funcionamento com possibilidade de capacitar três mil talentos e estimular a criação de 200 startups. A ação é liderada pela Fundação Certi.