Pará

Governo entrega Usina da Paz da Terra Firme e anuncia nona unidade no Guamá

É a oitava unidade inaugurada pelo governador Helder Barbalho no Estado e que oferecerá mais de 70 serviços para a comunidade do bairro. Foto: Alex Ribeiro/Ag. Pará
É a oitava unidade inaugurada pelo governador Helder Barbalho no Estado e que oferecerá mais de 70 serviços para a comunidade do bairro. Foto: Alex Ribeiro/Ag. Pará

Alexandre Nascimento

“Vocês têm o melhor equipamento na promoção da cidadania do Brasil”. Foram com essas palavras aos moradores que o governador Helder Barbalho fez a entrega da Usina da Paz Terra Firme, na noite de ontem (6), em Belém. O empreendimento é o oitavo entregue pelo Estado, por meio da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac) que com o programa Territórios Pela Paz (TerPaz) leva ações educativas, arte e cultura, atividades esportivas, capacitação profissional, assistência à saúde e sociais, entre outras, como forma de promover condições dignas aos moradores daquele bairro.

Além disso, durante a cerimônia, o governador assinou um projeto de lei que será encaminhado à Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), para instituir e consolidar o programa TerPaz, como política pública no Estado. Estiveram presentes no evento o prefeito de Belém Edmilson Rodrigues, a vice-governadora eleita Hana Ghassan, executivos da empresa Hydro, responsáveis pela construção da Usina, deputados estaduais e federais, entre outras autoridades.

Para Helder Barbalho, as Usinas da Paz promovem transformação social.

“Os bairros que foram contemplados pelas Usinas foram baseados em estudos que indicavam maior incidência de criminalidade. Então, demos atenção nas ações, mas a segurança também é feita por meio de serviços sociais do Governo, como esses que são prestados pelas Usinas da Paz. Muitas pessoas tiveram suas vidas tomadas pela criminalidade, por causa da ausência do Estado, mas temos como compromisso promover a transformação social”, disse Helder.

O governador lembrou o tempo em que o bairro ficou esquecido por gestões governamentais. “Vocês não são mais esquecidos. Agora, o bairro da Terra Firme viverá um novo tempo de transformação social. Nesta nova Usina, serão mais de 70 serviços gratuitos, que vão desde o atendimento à saúde à capacitação profissional, que darão novo rumo de oportunidades aos mais de 60 mil moradores. Estamos plantando uma semente de esperança. E anunciamos que, a partir de amanhã (hoje), vocês já podem se inscrever para ter acesso a esses serviços”, completou.

O espaço oferece atividades esportivas, culturais e de serviços à população da Terra Firme. FOTO: ALEX RIBEIRO / AGência PARá

A Hydro, que assumiu a construção do espaço, confirmou o apoio na melhoria da qualidade de vida das comunidades do Pará. “Essa iniciativa está alinhada com os valores e com a estratégia de Responsabilidade Social Corporativa da empresa e orientada pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU”, afirma Anderson Baranov, vice-presidente sênior de Relações Externas para Hydro na América do Sul.

“Educação, emprego e acesso à cultura são transformadores sociais e a Hydro está comprometida com o objetivo de tornar a sociedade onde opera mais inclusiva e melhor para todos”, ressalta. A inauguração teve a participação do CEO da empresa, John Thuestad.

GUAMÁ

Na ocasião, o governador aproveitou para anunciar que o presente de aniversário de Belém, comemorado no dia 12 de janeiro, será a entrega da Usina da Paz do Guamá. Além disso, o chefe do executivo estadual planeja expandir a criação de usinas em mais municípios do Pará.

“O populoso bairro do Guamá será contemplado, onde as obras da Usina estão avançadas e anunciamos que será entregue no aniversário de Belém, um presente especial para nossa capital. Mais do que isso, temos o projeto de construir uma Usina nos 40 municípios mais populosos, já a partir de 2023. É um projeto grandioso de transformação social e inclusão que iremos levar aos lugares mais distantes da nossa região, que corresponderá a 82% da população do nosso Pará”, garantiu.

O prefeito Edmilson Rodrigues garantiu ao governador uma parceria em ceder terrenos públicos para que novas Usinas sejam construídas na capital, além das já existentes no Bengui, Cabanagem e Jurunas. “Irei procurar terrenos em Mosqueiro e Outeiro, para que seja construída uma Usina da Paz e esses serviços possam ser levados a esses distritos de Belém”, declarou Rodrigues.

Já foram entregues e estão em funcionamento as UsiPaz: Icuí-Guajará, em Ananindeua; Cabanagem, em Belém; Nova União, em Marituba; Benguí, em Belém; Parauapebas; Canaã dos Carajás e Jurunas/Condor.