Entretenimento

Concerto reúne jovens instrumentistas no Theatro da Paz

Foto:  Gabriel Zarjitsky/divulgação
Foto: Gabriel Zarjitsky/divulgação

Alunos que integram o projeto Vale Música Belém se apresentam na noite desta segunda-feira, 5, às 19h, no Theatro da Paz (Praça da República – Campina), em um evento gratuito que marca a culminância das atividades do ano. Para assistir, basta retirar ingresso na bilheteria do teatro, a partir das 18h15.
“Queremos compartilhar com o público alguns dos principais resultados do Vale Música ao longo desse ano e apresentar os novos grupos camerísticos que, pela primeira vez, estarão no palco no Theatro da Paz, a nossa principal casa de espetáculos de Belém”, explica a coordenadora técnica do projeto, Marília Caputo.

MOZART, VIVALDI, BEETHOVEN E OUTROS NO PROGRAMA DO RECITAL 

No programa do recital, estão peças de compositores renomados da música de concerto como Mozart, Vivaldi, Beethoven e Schubert, Chopin e Haendel, que serão apresentados pela Orquestra Infantojuvenil Vale Música, com regência do professor Peter Gomes, e também pelo Coral Vale Música, com regência da professora Eliane Fonseca.
“Teremos apresentações de grupos já conhecidos do público, como o coral e o conjunto de flauta doce. Mas também será a estreia da Orquestra Infantojuvenil Vale Música nesse palco tão especial. Este ano tivemos a iniciativa de reunir alunos de 10 a 13 anos para a nossa orquestra infantojuvenil e estamos muito satisfeitos com o resultado. Eles estão esbanjando talento”, comemora Marília

PROJETO JÁ IMPACTOU MAIS DE 5 MIL PESSOAS

O projeto Vale Música Belém é desenvolvido pela Fundação Amazônica de Música (FAM) desde 2004, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, para promove a formação musical para crianças, adolescentes e jovens da região metropolitana de Belém. De lá têm saído músicos que hoje atual profissionalmente nos cenários nacional e internacional.
Já são mais de cinco mil pessoas impactadas por meio do ensino e da aprendizagem da música. O projeto atende 300 crianças e jovens atualmente, e conta com a Orquestra Jovem, Grupo de Flautas Doce, Banda Sinfônica Jovem, Grupo de Percussão de Câmara, Orquestra de Violinos e Coral infantojuvenil.