Pará

Torneio de boxe revela talentos e promove inclusão

Belém, Pará, Brasil. Cidade. TORNEIO BOX - ID 756868 - 04/12/2022. Foto: Ricardo Amanajás / Diario do Pará
Belém, Pará, Brasil. Cidade. TORNEIO BOX - ID 756868 - 04/12/2022. Foto: Ricardo Amanajás / Diario do Pará

Irlaine Nóbrega

Ontem (04), foi realizada a 43ª edição do “Nocaute na Violência”, projeto esportivo de boxe realizado pela Associação Desportiva Zezé do Boxe (ADBZ), no Mormaço Bar e Arte, no bairro da Cidade Velha. O evento reuniu mais de 80 atletas de todas as idades, entre amadores e profissionais, para se enfrentarem em lutas simultâneas distribuídas em dois ringues.

O combate mais esperado ficou por conta dos atletas profissionais William Coutinho, paraense vencedor da última edição do torneio, contra o mineiro radicalizado em São Paulo, Raiuga de Souza. O evento teve apoio do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Seel).

Idealizado pelo treinador de boxe José Odir Santos, o Zezé do Boxe, o evento visava a possibilidade de uma nova perspectiva de vida, principalmente, a jovens de baixa renda que vivem em situação de vulnerabilidade.

Através da prática do boxe, a intenção do projeto é promover a inclusão social de meninos de todas as idades, além do combate à violência. Por isso, o vencedor na categoria profissional estava garantido na disputa pelo título brasileiro profissional, uma forma de servir de exemplo para os atletas ainda amadores.

Torneiro teve disputas entre atletas revelados pela Associação Zezé do Boxe FOTOS: Ricardo Amanajás

“A gente quer trazer o jovem para a prática do esporte, dar uma ocupação para esses meninos, tirar eles dos riscos que a vida oferece e conscientizar que esporte é inclusão social e integração, mas nunca violência”, disse Zezé do Boxe.

O torneio ainda contou com a participação de atletas de boxe que treinam nas unidades das Usinas da Paz. De acordo com o secretário adjunto da Seel, Vitor Borges, a parceria com o projeto é mais uma das iniciativas que visam o fomento do esporte como papel institucional na formação cidadãos e na diminuição da violência, além de servir como experiência para os futuros atletas profissionais.

“Os nossos atletas das Usinas estão participando do evento que traz experiência para garotos de Ananindeua, Marituba, dos bairros do Bengui, Jurunas e Condor. O esporte tem a função de mudar a realidade de uma pessoa. O que tem acontecido em algumas Usinas da Paz é que garotos estão indo praticar esporte, conseguem uma bolsa na escola ou participam de eventos. Isso traz uma perspectiva diferente para a vida daquela criança”, afirmou Vitor Borges.

Jader Filho (Centro) foi um dos homenageados no evento.

HOMENAGEM

Durante o evento, o presidente do Grupo RBA, Jader Filho, foi homenageado pela Associação. Para Jader Filho, o apoio ao projeto esportivo é uma forma de incentivar a realização de mais eventos dessa natureza, que promovem a diminuição da criminalidade, na melhoria da saúde e, principalmente, na formação do cidadão por meio da educação e disciplina exigidas pela prática do boxe.

“Esse processo de socialização que nós vemos aqui é muito importante para a sociedade. É por isso que a gente sempre apoia essas iniciativas”, afirmou Jader. “A gente fica muito feliz de estar aqui hoje e receber essa premiação, esse reconhecimento, mas na verdade, o que queremos é poder ajudar para que atitudes como essas possam acontecer em maior quantidade e ajudem a nossa juventude a crescer e buscar o esporte, que é uma grande solução para o futuro dessa criançada”, completou.