Por Clayton Matos e Carol Menezes
O Governo Jair Bolsonaro chega ao fim dedicando investimento zero no atendimento humanizado às mulheres vítimas de violência no Pará. O Governo anunciou nesta quinta-feira que destinou cerca de R$ 103 milhões para as Casas da Mulher Brasileira, voltadas para esta finalidade. Porém, o recurso e o programa federal não chegaram nem perto do Pará. Apenas sete cidades do País viram o cheiro desse dinheiro. Com a palavra os parlamentares sumidos aliados do presidente derrotado nas eleições que, como ele, comeram abiu e sumiram na capoeira.
DUAS MÃES
Em caso inédito na Comarca de Limoeiro do Ajuru, a Justiça deferiu o pedido do Ministério Público do Estado do Pará e concedeu o reconhecimento de maternidade socioafetiva na certidão de uma criança de 5 anos. Com a decisão, a criança passa a ter o registro dos nomes de duas mães na certidão, assim como os nomes dos avós, dando reconhecimento à genitora e à ex-companheira dela, que participa da criação desde o planejamento da gravidez.
COVID-19
A Síntese de Indicadores Sociais de 2021 divulgada ontem pelo IBGE mostrou a evolução da mortalidade, permitindo apontar o impacto da pandemia na saúde da população. Enquanto de 2010 a 2019, período anterior à pandemia, o crescimento médio anual dos óbitos foi de 1,1%, houve um aumento de 15,3% em 2020 e de 16,9% em 2021. Em 2020, ocorreram 1,1 milhão de óbitos no Brasil e, em 2021, 1,8 milhão, um aumento de 59,9%. Já a taxa de mortalidade aumentou 46,6% de 2010 a 2021, passando de 5,8 para 8,5 para cada mil habitantes.
VOCAÇÃO
A Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) – campus Belém promoverá neste sábado, 3, das 9h às 18h, a “Feira Vocacional da Ufra”. O evento será realizado no Pavilhão de Salas de Aula, localizado na entrada da universidade. Os cursos serão representados pelos respectivos centros acadêmicos, grupos de estudos, programas de educação tutorial e empresas jr. A programação também contará com palestras e bate-papo entre profissionais egressos e os participantes.
IMÓVEIS
Três em cada dez brasileiros podem estar em busca de um novo imóvel, seja para investimento, sair do aluguel ou simplesmente ter um novo lar. É o que indica um levantamento feito pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC) e a Brain Inteligência Estratégica. A pesquisa revela que 31% dos entrevistados desejam adquirir um novo imóvel. Com 4% já iniciando a visita a imóveis e stands de vendas e 7% estão realizando buscas pela internet.
TELEMEDICINA
Representantes do Hospital Israelita Albert Einstein chegaram ao Estado nesta quarta-feira (30), para realizar visita técnica em unidades atendidas pelo Programa “Assistência Médica Especializada na Região Norte do Brasil por meio da Telemedicina”, fruto da parceria do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi) com o Hospital, em que são ofertadas teleconsultas. Atualmente, no Pará, 61 municípios estão sendo atendidos.
LINHA DIRETA
Duas escolas de Santarém, no Baixo Amazonas, foram vencedoras no Prêmio Nacional de Educação Fiscal de 2020. A premiação foi realizada em 29 de novembro, na embaixada de Portugal, em Brasília, para os vencedores da edição 2021/2022 e 2020, cuja premiação não foi entregue devido à pandemia de Covid-19.
O 1º lugar em 2020 na categoria Escolas foi do projeto do professor Marivaldo Santos, da Escola Municipal Rosilda Wanghon, da Comunidade de Perema, região de Planalto, com o projeto ‘Cidadão digital: um link para a justiça social. Na versão 2021/2022, a Escola Municipal Santa Luzia obteve o 3º lugar com o projeto do professor Elves Costa: “Zelar pelo patrimônio público escolar é dever de todos”.
Domingo, 4, é dia de Ecofeira de Produtos Indígenas na praça do Horto Municipal, das 9h às 14h, promovida pela prefeitura de Belém com o objetivo de fortalecer a cultura e a permanência dessa população na capital paraense e divulgar seus trabalhos.
A PRF apreendeu quase 33 m³ de madeira da espécie Ipê sendo transportada ilegalmente na madrugada de ontem, 3, durante fiscalização no km 612 da BR-230, no município de Altamira.
A iminência de votação das regras do novo marco da energia limpa provocou corrida por investimentos privados em sistemas de geração própria de energia solar em telhados e pequenos terrenos, segundo a Aneel e a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). Só nos últimos 20 dias de novembro esses valores chegaram a R$ 6,3 bilhões no país, um crescimento de 8,2% em menos de um mês.
Os recém-nascidos internados da UCI do Hospital Materno-Infantil de Barcarena participaram do projeto “Minha primeira Copa”, momento em que os bebês tiveram suas incubadoras enfeitadas e receberam polvos de crochê – bonecos terapêuticos confeccionados por voluntários e mães que acompanham os bebês durante a internação.