Entretenimento

Belém sedia seminário sobre cadeia produtiva de joias

Foto: Agência Pará
Foto: Agência Pará

Belém vai sediar o 1° Seminário de Design, Ouro e Joias do Estado, que será realizado nesta quinta e sexta-feira, 1º e 2 de dezembro1, pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e o Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama). A programação faz parte das comemorações pelos 20 anos do Programa Polo Joalheiro e do Espaço São José Liberto e terá a participação de alguns dos maiores especialistas em gemas e joias do país, debatendo temas como a rastreabilidade da cadeia produtiva do ouro no Pará, representatividade e conexões com a sustentabilidade.

Para o doutor Adriano Mol, professor da Escola de Design da Universidade Estadual de Minas Gerais e especialista em design de gemas e joias, o seminário é mais uma contribuição do Igama ao setor de gemas e joias do Pará. “É uma oportunidade riquíssima, pois vai trazer conteúdo de qualidade, tanto da academia quanto do mercado, sobre boas práticas para os interessados nesse segmento. Além de trazer foco no importante tema de ESG [questões ambientais, sociais e de governança corporativa], vai mostrar ações ao longo de toda a cadeia produtiva”, explica o professor, que é um dos palestrantes.

PROGRAMAÇÃO CELEBRA 20 ANOS DE POLO JOALHEIRO NO PARÁ

O seminário contará as conquistas obtidas nas duas décadas de atividades do Programa Polo Joalheiro, como a consolidação do design de joias que valoriza o patrimônio, as identidades amazônicas, ao criar e produzir joias no Pará com essa identidade, vinculada ao território da Amazônia paraense. A programação também destacará a geração das novas práticas da cadeia produtiva do setor joalheiro, no Brasil e no Pará, especificamente, com o advento da refinaria de ouro.

“Dessa forma será celebrado, além de uma atualização profissional, o descortinamento de uma nova etapa do Programa Polo Joallheiro, engajado às novas diretrizes do desenvolvimento econômico, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Sedeme, e a rede de politicas públicas para o incremento da bioeconomia e do desenvolvimento sustentável”, afirma Rosa Neves, diretora executiva do Igama.

A programação será aberta ao público, que vai conferir, ainda, a exposição “Design, Criações e Experiências de Produtos Sustentáveis no Espaço São José Liberto”.

“Temos aqui, no Espaço São José Liberto, nossa principal vitrine da cadeia produtiva de gemas e metais preciosos da região. É fundamental fomentarmos o conhecimento e os recursos humanos do povo paraense, que precisa se apropriar e receber as riquezas geradas pela exploração de ouro ou qualquer outro bem mineral. Esta é uma oportunidade de debatermos formas de avançar ainda mais na valorização dos setores de gemas e metais para o desenvolvimento e geração de emprego e renda na Amazônia”, afirma José Fernando Gomes Jr, titular da Sedeme.

EXPERIÊNCIAS EMPRESARIAIS E CRIATIVAS SE UNEM NA PROGRAMAÇÃO

A programação é gratuita e aberta ao público, com início hoje, às 9h, com uma cerimônia de abertura seguida do painel “Visualidade Amazônica, representatividades e suas relações com o Patrimônio, Memória, Identidade e o Design de Joias no Pará”, que terá como palestrantes a Prof.ª Dra. Ida Hamoy (UFPA) e a Prof.ª Ma. Doutoranda Rosângela Gouvêa (UEPA). Às 10h30, está prevista a palestra “Rastreabilidade na cadeia produtiva do ouro: A experiência da Northstar, com o CEO da empresa Maurício Gaioti. A manhã encerra com o bate-papo temático “Cenários e Experiência de ESG na Mineração de Gemas no Brasil: A experiência da Cruzeiro Mine (MG)”, com o  CEO da Cruzeiro Mine,  Douglas Neves, e o  Prof. º Dr. Adriano Mol (UEMG).

Pela parte da tarde, está prevista a participação do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, José Fernando Gomes Júnior, e um ciclo de palestras com convidados. A primeira delas é “Riquezas Gemológicas no Contexto Amazônico”, com Dra. Suyanne Flávia Santos Rodrigues  (PA), seguida pela palestra “Território, Desenvolvimento Local e Mineração do Ouro no Contexto Amazônico”, com a M.a / Doutoranda Poliana Bentes, representante do Simineral-PA. Na sequência, às 15h, a Prof.ª Ma. Mara Guerra (UEMG) faz a palestra “Design de Joias e suas conexões com a sustentabilidade: avanços e desafios”, e tem a mesa redonda “Políticas Públicas e a produção de conhecimento na trajetória da Joia Amazônica Paraense: estudos, pesquisas e saberes”, com a Prof.ª Dra. Rosângela Quintela  (PA),  Prof.ª Ma. Doutoranda Rosângela Gouvêa (UEPA), Prof.ª Rosa Neves (PA) e Thiago Albuquerque (PA).

A designer Bárbara Muller está entre as participantes dos painéis FOTO: Reprodução Instagram

No final da tarde, às 17h15, será aberta a exposição “Design, Criações e Experiências de Produtos Sustentáveis no Espaço São José Liberto”.

Amanhã, o dia começa às 9h, com palestra e relatos de experiências “Ciclos Criativos e o Design de Joias na Amazônia Paraense: Ancestralidade, Diversidade Cultural e Religiosa, Tradições Criativas do Território”, com a Prof.ª Dra. Clarisse Fonseca (Estácio FAP/PA), e os designers Erivaldo Júnior (PA), Lídia Abrahim (PA) e Bárbara Muller (PA).

Às 10h30, o CEO da Aimex-PA, M.e Deryck Martins, fala sobre a experiência da “Rastreabilidade na cadeia produtiva madeireira”, na experiência da Aimex-Associação das Indústrias Exportadoras de Madeiras do Estado do Pará.

Às 11h, encerrando a programação do seminário, a palestra é sobre “Ourivesaria, Joalheria, e o uso de novas tecnologias pelo setor joalheiro”, com  Rodrigo Silva, do Senai-SP.

PARTICIPE

1º  Seminário de Design, Ouro e Joias do Estado

Quando: Hoje e amanhã, a partir das 9h

Onde: Espaço São José Liberto (Praça Amazonas – Cidade Velha)

Quanto: Gratuito