TEXTO: MARIANNA HOLANDA (Folhapress/BRASÍLIA-DF)
A futura primeira-dama, Rosângela da Silva, mais conhecida como Janja, disse nesta quarta-feira (30) que a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já tem ao menos 18 nomes do mundo artístico confirmados, dentre eles, Pabllo Vittar e Chico César.
“Estamos preparando uma grande festa para comemorar a posse do Lula presidente! O Festival do Futuro vai celebrar o governo que foi eleito por todas e todos que defendem um Brasil socialmente mais justo, democrático e humano”, disse no Twitter.
A jornalistas que estavam em frente ao CCBB (Centro Cultural do Banco do Brasil), a socióloga contou ainda que fez o convite a Gilberto Gil, Caetano Veloso e Ludmilla, e que espera deles uma resposta positiva. De acordo com Janja, que coordena a posse do petista, haverá dois palcos no festival da posse, ambos em homenagens a cantoras brasileiras, falecidas neste ano: Elza Soares e Gal Costa.
A classe artística apoiou em peso Lula durante a eleição, regravando, inclusive, o clipe da música “Sem medo de ser feliz”, da campanha do presidente eleito de 2002.
Muitos desses estarão em shows na posse em 1º de janeiro. As apresentações começarão às 18h30, após as solenidades oficiais.
Ainda segundo a futura primeira-dama, o dia será repleto de atividades. Pela manhã, serão organizadas atividades mais “lúdicas”, com a participação de artistas de Brasília e do entorno.
Questionada sobre se Jair Bolsonaro (PL) vai passar a faixa presidencial, e, caso contrário, como deve ocorrer a posse, Janja tergiversou.
“Temos o roteiro da posse, seguiremos o roteiros, [com] algumas poucas alterações, e será a grande festa de modo geral para o povo mesmo”, disse.
Janja também não disse se o presidente eleito desfilará em carro aberto. Segundo a futura primeira-dama, a preocupação de segurança para a data é “normal”, como em qualquer ato que envolva o presidente.
Dezoito artistas já confirmaram participação na posse, até este momento: Pabllo Vittar, a banda Baiana System, Duda Beat, a paraense Gaby Amarantos, Martinho da Vila, a banda Gilsons (formada por filhos e netos de Gilberto Gil), Chico César, Luedji Luna, Teresa Cristina, Fernanda Takai, Johny Hooker, Marcelo Jeneci, Odair José, Otto, Tulipa, Almerio, Maria Rita e Valeska Popuzada.