Grande Belém

Vacinas contra Covid-19 estão em falta na capital

Vacinas contra Covid-19 estão em falta na capital

Wesley Costa

Na manhã de ontem, várias pessoas que se dirigiram a Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Belém, em busca de imunizantes contra a Covid-19, tiveram de voltar para casa sem conseguir se vacinar. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) já havia informado sobre o baixo estoque de doses da Pfizer para adultos e também que doses Pfizer Baby, destinadas a crianças de seis meses a dois anos de idade, tinham acabado.

Na Unidade Municipal de Saúde (UMS) do bairro de Fátima, a reclamação do público foi grande. A unidade que costuma receber diariamente um grande número de pessoas nas salas de vacinação não tinha nenhuma marca dos imunizantes, apenas vacinas de rotina, diziam os usuários.

O aposentado José Raimundo, 65, foi lá em busca do reforço da vacina com a quarta dose, mas logo foi informado por outros usuários que as vacinas estavam em falta. “A gente sabe que precisa fazer a atualização, mas também que há uma grande demanda para ser atendida. Vou tentar ir em outra unidade para verificar a disponibilidade e caso não consiga, aguardar a reposição”, afirmou.

No posto de vacinação montado na Universidade da Amazônia (Unama), haviam disponíveis apenas os imunizantes da Coronavac para crianças de três a quatro anos de idade, e a Pfizer Pediátrica para aquelas de cinco a 11 anos. “Eu vim logo aqui, porque é pertinho de casa e costuma ser um posto bem tranquilo. Fui informado que, talvez, nessa segunda-feira, já esteja tudo normalizado com as vacinas disponíveis. Então vou esperar mais um pouco para tomar meu reforço”, contou Adalberto Monteiro.

A reclamação do público foi grande na UMS do bairro de Fátima, que ao longo do dia de ontem não tinha nenhuma marca do imunizante. FOTO: Mauro Ângelo

O QUE DIZ A SESMA

Em nota, a Sesma informou que a Secretaria de Saúde do Estado (Sespa) deveria liberar as doses destinadas à capital paraense ainda durante o dia de ontem. Porém, o quantitativo de doses liberadas ainda não havia sido informado pelo órgão. Com relação aos imunizantes da Pfizer Baby, ainda não há previsão para a chegada de novas doses.

A Sesma reforçou que a vacinação de bebês contra a Covid-19 continua ocorrendo normalmente em todas as unidades que, por ventura, ainda possuem doses da vacina disponível.