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Normando está entre as marcas do “Vogue Celebra”

Normando está entre as marcas do “Vogue Celebra” Normando está entre as marcas do “Vogue Celebra” Normando está entre as marcas do “Vogue Celebra” Normando está entre as marcas do “Vogue Celebra”
A Normando, dos paraenses Marco Normando e Emídio Contente, está entre as marcas de jovens criadores destacadas na 1ª edição do “Vogue Celebra”
A Normando, dos paraenses Marco Normando e Emídio Contente, está entre as marcas de jovens criadores destacadas na 1ª edição do “Vogue Celebra”

Esta terça-feira marca a primeira edição do projeto “Vogue Celebra”, que reunirá, em evento em São Paulo, alguns dos novos talentos brasileiros da moda, e destacar seu papel nas transformações da cena nacional. A proposta é uma forma de prestigiar empreendedores e novos criadores que trouxeram para seus projetos, de forma notória, a moda com propósito e com diferentes caminhos criativos, e que têm gerado impactos positivos para a sociedade.  E entre eles, estão os paraenses Marco Normando e Emídio Contente, da grife Normando, que ganha destaque ao lado do Ateliê Mão de Mãe, Igor Dadona, Isaac Silva, Meninos Rei, MISCI, Naya Violeta, Neriage e Santa Resistência.

As marcas foram selecionadas pelo time de especialistas da “Vogue”, tendo à frente a editora de moda sênior da revista, Vivia Sotocórno, considerando marcas que, de alguma forma, vêm transformando a sociedade em que se inserem. Gente que pensa para muito além da roupa-produto, mas nas pessoas que poderão vestir as suas criações, que estão fazendo moda democrática, justa e sustentável.

Sobre a escolha da Normando, a revista, além de elogiar a marca de origem paraense, explica que a curadoria considerou que “se trata de uma marca autêntica, que tem ajudado (ao reverter lucros de vendas) comunidades ribeirinhas em torno de Belém, de onde é Marco Normando. É moda autoral que se preocupa com sua comunidade”.

Durante o “Vogue Celebra”, as criações da Normando e das outras marcas destacadas serão homenageadas com influenciadores e personalidades convidadas desfilando peças assinadas por eles. Mais ainda, todo o evento foi pensado dentro dessa proposta da criação com propósito e sustentabilidade, num “círculo virtuoso”, desde os drinques assinados por alunos do Learning for Life (projeto Diageo) à décor com cenografia upcycling garimpada pela curadora Paloma Danemberg e à música da baiana Illy e das DJs Miria Alves e Marina Diniz. Tudo terá uma cobertura especial que integrará um dossiê completo digital com previsão de lançamento no próximo dia 6, incluindo os detalhamentos sobre as marcas e as características que levaram à escolha deste grupo.

Mas afinal, o que é uma moda com propósito? Se a moda faz parte da história da humanidade, como forma de expressão dos sentimentos das pessoas e de seu tempo, isso explica, na atualidade, a busca por peças que trazem boas experiências, que não agridam o meio ambiente e que dialoguem com o mundo. Ou seja, que passem mensagens de um consumo responsável e consciente, muito além de “seguir tendências”. É sobre isso e as escolhas da Normando que o estilista Marco Normando e o curador Emídio Contente falam nesta entrevista exclusiva ao DIÁRIO:

P: Como é fazer parte de um seleto time de novos talentos a serem homenageados neste projeto “Vogue Celebra” e como surgiu o convite?

R: A “Vogue” tem uma pesquisa e linha editorial muito atualizada e coerente com o contemporâneo. Em setembro, a editora de moda sênior da revista, Vivia Sotocórno, nos convidou para essa celebração da revista, para 10 marcas nacionais que estão construindo a moda autoral atual. E com muita satisfação recebemos esse convite e participaremos dessa primeira edição do evento.

P: Qual moda com propósito da Normando hoje?

R: Na Normando, celebramos nossas origens e raízes amazônicas, assim como a diversidade e o estímulo pela inovação dentro do design de moda. Na maior parte do desenvolvimento de coleção, a Normando utiliza matéria-prima nacional, de fornecedores e fábricas brasileiras, com tecidos certificados e de qualidade.

P: Ser sustentável é uma das características da marca, seja utilizando tecidos reciclados e o algodão orgânico certificado presente nas t-shirts, cujo lucro é 100% revertido para projetos com comunidades ribeirinhas no Pará. Poderia nos contar um pouco dessa proposta da Normando?

R: A Normando busca ser cada vez mais sustentável, tanto ambientalmente quanto socialmente. Respeitamos a construção das peças no seu processo completo. Queremos que nossos clientes usem nossas peças por muito tempo e que tenham consciência do consumo, por isso pensamos em um guarda-roupa completo, inteligente e de qualidade. Não abrimos mão de trabalhar com o social também. Por exemplo, atualmente estamos em um projeto social com mulheres em Barcarena, cujo resultado poderá ser visto a partir do ano que vem.

P: A escolha em ser uma marca slow fashion, onde a produção é de pequena e média escala, e que preza pela diversidade, foi uma forma de se diferenciar na moda brasileira?

R: Nossas peças são feitas para serem usadas por qualquer pessoa que se identifique com elas. Pensamos muito nas modelagens e entendemos como fundamental fazer provas das roupas antes de as lançarmos no mercado. Buscamos cada vez mais vestir os mais diferentes tipos de corpos. Uma das belezas em trabalhar com o slow fashion é também a proximidade com os clientes.

P: Como foi do processo de inspiração para o maravilhoso look escultórico verde que vestiu a Jade Picon na capa da “Glamour” de setembro?

R: Essas peças são feitas com tecido tecnológico, que possui metal em sua composição. São peças escultóricas e feitas uma a uma, manualmente. A nossa inspiração para essas peças são as Icamiabas (guerreiras amazônidas), como referência lúdica à força da mulher amazônica. Esses tops estarão disponíveis em coleção cápsula que lançaremos em dezembro. São peças muito especiais, que trabalhamos como esculturas em tecido mesmo.

P: É possível prosperar ao empreender no segmento da moda, em tempos difíceis pós-pandemia, e competindo com o fast fashion?

R: Nossa marca estava em construção em 2019, pronta para lançarmos no primeiro semestre de 2020, quando começou a pandemia. Adiamos o lançamento e estreamos em setembro de 2020, na “Vogue”. Foi muito difícil trabalhar e lançar nesse período de pandemia, mantivemos o máximo de segurança possível para a produção das peças. Foi uma prova de fogo grande, mas acontecemos nesse período. Acreditamos que um trabalho, quando tem verdade, ele acontece.

P: Qual mensagem de incentivo vocês gostariam de passar para os jovens criadores brasileiros, principalmente das regiões Norte e Nordeste?

R: Trabalhe, pesquise, se dedique e acredite no que você está fazendo. Acreditamos muito na dedicação e na pesquisa, tanto teórica e temática quanto de matéria-prima e de mercado. Conhecendo o entorno, a história, a filosofia, as ciências, as tecnologias e as artes, por exemplo, é possível estabelecer diálogos ricos com o contemporâneo. Se o trabalho tem verdade e consistência, ele tem grandes chances de ser reconhecido. A insistência também é um fator importante, não abandonem tão precocemente suas ideias. A sensibilidade em diversas áreas é fundamental para se manter no mercado de moda.

P: O que podem adiantar sobre essa coleção cápsula que chega em breve?

R: A coleção que iremos lançar agora é para as festas de final de ano. Estará disponível em nosso site e será divulgada pelas nossas redes sociais.

A coleção tem brilhos e metalizados também, utilizamos tecidos e matéria-prima que sejam coerentes com o que acreditamos para cada peça ou situação.

Texto: Tânia Tatsch/Colunista do Você