Concursos & Empregos

CONCURSO DO INSS: veja horários, o que levar e quais itens são proibidos

A partir desta sexta-feira (23) o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai começar a pagar aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios. FOTO: divulgação
A partir desta sexta-feira (23) o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai começar a pagar aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios. FOTO: divulgação

JC Concursos

Com mais de 1 milhão de inscritos de todo o Brasil, o concurso do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) terá a prova objetiva aplicada neste domingo (27). Estão em disputa 1.000 vagas para técnico do seguro social — haverá também formação de cadastro reserva para 2.373 oportunidades.

Opção para quem possui ensino médio, a carreira oferece salário que pode chegar a R$ 5.905,79, já inclusas gratificações e auxílio-alimentação.

Para evitar imprevistos, é indispensável estar por dentro dos horários (sempre de Brasília) e das regras sobre itens permitidos e proibidos nos locais de prova. Confira abaixo.

Quais são os horários da prova?

  • Abertura dos portões: 13h
  • Início da prova: 14h
  • Encerramento da prova: 17h30

Com que antecedência devo chegar ao local de prova?

Responsável pela organização do concurso, o Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Evento) recomenda que os candidatos cheguem, no mínimo, uma hora antes do início do exame, ou seja, às 13h.

Qual o tempo mínimo de permanência no local de prova?

Os candidatos poderão sair do local de exame uma hora após o seu início, ou seja, a partir das 15h.

Será permitido levar o caderno de questões para casa?

Sim, mas só será possível sair com o caderno de prova 15 minutos antes do fim, ou seja, a partir de 17h15.

Quais documentos não posso esquecer?

Além do comprovante de inscrição, os candidatos deverão levar um documento de identidade com foto. Serão aceitos, por exemplo:

  • carteira de identidade expedida por Comandos Militares, Secretarias de Segurança Pública, Institutos de Identificação ou Corpos de Bombeiros Militares;
  • passaporte brasileiro;
  • carteira de trabalho;
  • CNH (Carteira Nacional de Habilitação);
  • certificado de reservista;
  • documentos digitais (e-Título, CNH digital e RG digital), apresentados nos respectivos aplicativos oficiais.

Caneta preta ou azul: qual levar?

De acordo com o Cebraspe, os candidatos devem utilizar somente caneta esferográfica de tinta preta com tubo transparente.