Luiz Flávio
Está chegando a hora de conhecer os melhores da gastronomia paraense. No próximo dia 30, num concorrido evento, serão anunciados os vencedores da edição 2022 do “Passaporte Belém – O Melhor da Gastronomia”. A divulgação da relação dos ganhadores ocorre na edição do jornal do dia 1/12.
A votação encerrou no último dia 15. Um grupo de 15 jurados indicou estabelecimentos em 22 categorias e também o melhor chefe. Os votos dos internautas, também contribuíram para o resultado final, servindo de critério de desempate na votação feita pelos jurados. Foram mais de 76 mil votos computados pelo site www.passaportebelem.dol.com.br no período de 6 a 15/11.
As categorias com mais votação foram: Pizzaria, Peixaria e Doces. No dia do evento, serão entregues os prêmios aos melhores e lançado o Guia Virtual do Passaporte Belém 2022, com todos os indicados e os grandes vencedores, segundos e terceiros lugares de cada categoria, revelando um pouco da trajetória de cada estabelecimento e informações de todos os campeões.
No total, 197 estabelecimentos participam da edição deste ano. A grande novidade esse ano foi a inclusão da categoria Café. A ação também vai apontar o Melhor Chef de Cozinha de Belém. No total 6 profissionais participam da disputa.
Um ranking gastronômico será elaborado. Os primeiros colocados de cada categoria receberão o “Troféu Estrela Azul – O Melhor da Gastronomia”. Os segundos e terceiros colocados ganham certificados. A posição de cada participante no ranking só é revelada na hora da premiação.
Entre os dias 9/10 e 6/11 o DIÁRIO DO PARÁ trouxe encartado gratuitamente nas edições dominicais cinco fascículos do “Passaporte Belém – O Melhor da Gastronomia em 2021” com todos os indicados nas 22 categorias.
Nilton Lobato, diretor comercial do grupo RBA, comenta que o DIÁRIO, mais uma vez, cumpriu seu papel de fomentar a cultura gastronômica paraense e, por consequência, uma atividade comercial fundamental para a economia paraense. “Esse ano de 2022 foi de retomada para os bares e restaurantes que, que estão entre as atividades que mais tiveram prejuízo nos anos de 2020 e 2021 por conta da pandemia. Ficamos felizes por contribuir para fomentar esse setor tão importante para nosso Estado”.
Os concorrentes se destacaram por oferecer pratos elaborados e regionais FOTOs: divulgação
Segundo ele o “Passaporte Belém – O Melhor da Gastronomia” já é um evento consolidado entre a o segmento e a população da capital em Geral que, todos os anos aguarda com expectativa o projeto a cada segundo semestre. “É muito importante mostrar o que está sendo feito na gastronomia local, tendo em vista que a culinária paraense é uma das melhores do país e, por tabela, ajudamos na divulgação dos estabelecimentos, gerando renda e empregos para o setor. Alcançamos nosso objetivo mais uma vez”, coloca Lobato.
O diretor comercial lembra que os veículos da RBA sempre divulgam as coisas da terra, como forma de incentivar o crescimento do turismo e cultura gastronômica como um diferencial competitivo para o setor. “O Passaporte Belém só é o sucesso que se tornou hoje graças ao apoio e incentivo de grandes parceiros como a Claro, Dorata Fry, Hapvida e Sebrae”, destaca.
“O Passaporte cumpre a função de ajudar os leitores a descobrirem os melhores lugares de Belém para comer e beber. Agora a gente entra numa nova fase, que é a entrega do miniguia, em formato digital, com a seleção dos estabelecimentos que foram mais votados nas diversas categorias”, ressalta Luiz Octávio Lucas, editor responsável pelos fascículos.