Nesta semana, muitos idosos compareceram às unidades de saúde para garantir a 5° dose da vacina contra a Covid-19 em Belém. A servidora pública Sandra Almeida, de 61 anos, conta que tomou a 4ª dose em maio e aproveitou que já está apta e foi logo garantir a 5ª dose. “O vírus segue circulando e agora com novas variantes. A vacina é uma maneira da gente se proteger e não podemos perder a oportunidade”, reforça a servidora.
O aposentado Antônio Nogueira Pinto também aproveitou a oportunidade e, além de garantir a sua vacina, levou a esposa, Maria Liduína de Souza Pinto, para ser vacinada. “Nós devemos agradecer por termos esse benefício da vacina. Estarmos protegidos é o mais importante”, afirma Antônio.
A vacina contra a covid-19 é destinada a todos aqueles (crianças, jovens, adultos e idosos) que ainda não receberam a primeira ou a segunda dose. Para as crianças, a vacina está disponível a partir dos seis meses de idade.
Já a dose de reforço (terceira ou a quarta dose) deve ser feita com intervalo de quatro meses da dose anterior e está disponível para todas as pessoas, a partir de 18 anos.
Belém também já disponibiliza a quinta dose para idosos a partir de 60 anos e a outro público. A Prefeitura alerta que o reforço também é disponibilizado para imunocomprometidos, grávidas e puérperas.
Além dos imunocomprometidos, podem receber as doses de reforço os trabalhadores de saúde, as gestantes e puérperas e trabalhadores da educação do ensino básico e superior (professores, especialistas e funcionários das unidades de ensino).
Trabalhadores das Forças Armadas, forças de segurança e salvamento (policiais federais, civis, militares e rodoviários, bombeiros militares e civis e guardas municipais, com 18 anos ou mais) que receberam as três doses há quatro meses ou mais, também estão aptos a receber a quarta dose.
Veja onde de vacinar:
- Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs): de segunda a sexta-feira o atendimento é das 8h às 17h (todas as vacinas disponíveis);
- Hospital do Exército: terça e quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 18h (vacinas disponíveis: covid, Influenza e sarampo);
- Hospital de Aeronáutica: terça e quinta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h (vacinas disponíveis: covid, Influenza e sarampo);
- Hospital Naval: terça e quinta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h (vacinas disponíveis: covid, Influenza e sarampo);
- Universidades: Unama, Fibra e Unifamaz, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h (vacinas disponíveis: covid, Influenza e sarampo).