Da Redação
Em agosto de 2023 Belém será sede Norte e Nordeste das “Paralimpíadas Escolares 2023”. O anunciou foi feito pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), durante reunião com os representantes das delegações, nesta terça-feira (22), em São Paulo (SP). A delegação Paralímpica paraense vive excelente fase, com destaque nacional na edição 2021 da competição, garantindo o 2° lugar geral no número de medalhas, ficando atrás apenas da delegação paulista, dona da casa.
De acordo com a organização do CPB, o Pará foi escolhido devido ao seu destaque na última competição. O Estado conquistou o primeiro lugar na Regional Norte e Nordeste, realizada em agosto na cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte. Foram mais de 150 medalhas conquistadas nas provas de atletismo, natação e bocha.
“Pela importância das Paralimpíadas Escolares, nós dividimos em regionais. Esse ano, por exemplo, aconteceu em Brasília (DF), Natal (RN) e São Paulo (SP). Escolhemos a cidade pela participação do Estado, pelo aumento de paratletas na competição, pelo incentivo às atividades para o aluno com deficiência visual e intelectual. Nós temos que valorizar os estados que valorizam o paratleta”, enfatizou o diretor de Desenvolvimento Esportivo do CPB, Ramon Pereira de Souza.
Esse é o maior evento esportivo do planeta para jovens com deficiência em idade escolar. A iniciativa também é considerada um grande celeiro de atletas, responsável por já revelar medalhistas paralímpicos, como os velocistas Petrúcio Ferreira, Alan Fonteles, Verônica Hipólito e Washington Nascimento; o jogador de goalball Leomon Moreno; os nadadores Talisson Glock, Cecília Araújo e Mariana Gesteira, e os jogadores de futebol de cegos Tiago Silva e Jardiel Soares.
INVESTIMENTOS
Para a Secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, o investimento no paradesporto mostra o compromisso do Governo Estadual com o desenvolvimento social. “Essa escolha é fruto de todo esse investimento, seja através da Secretaria de Educação, seja através da Secretaria de Esporte para incentivar os nossos alunos que têm alguma deficiência para conquistar essa superação. É um momento de muita alegria, pois são frutos que o Governo do Pará tem. Quando trazemos uma competição dessa, com certeza é uma forma de incentivar o nosso aluno a ingressar em algum esporte”, destacou a titular da pasta.
O chefe da Delegação Paraense, Marcley Lima, que também é coordenador de Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), da Secretaria de Educação, disse que “espaços como as usinas da Paz fomentam o esporte escolar e contribuem para a integração do esporte paralímpico com o restante do Brasil”. Ele reforçou ainda que o trabalho só pode chegar a um nível satisfatório graças ao governo do Estado, na promoção e valorização da educação e do esporte.
MAIS DE MIL ATLETAS
A abertura da competição ocorreu na noite desta terça-feira (22), na sede do Comitê Paralímpico Brasileiro. Este ano, as competições ocorrerão de hoje até 25 de novembro e vão reunir cerca de 1.300 atletas. Esta será a maior edição da história das Paralimpíadas Escolares. O evento terá atletas oriundos de 26 das 27 unidades federativas – a exceção é o Piauí. Durante os três dias de disputas, os competidores estarão divididos em 14 modalidades: atletismo, badminton, basquete em cadeira de rodas (formato 3×3), bocha, futebol de cegos, futebol PC, goalball, halterofilismo, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.
A equipe do Pará é a segunda maior do Brasil com 168 integrantes, sendo 120 paratletas que irão competir em 11 modalidades, como futebol, parabadminton, parataekwondo, tênis de mesa, natação, bocha. O evento é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro desde 2009.
Com 17 anos, a paratleta Geovana Garcia representará o Pará no judô, na categoria baixa visão. É a primeira oportunidade que a estudante tem de mostrar suas habilidades fora de Belém. “Eu estou muito ansiosa, mas confiante. A expectativa é ganhar, ganhar ou ganhar! A minha preparação foi bem intensa, apesar de ainda ser faixa branca. A experiência está sendo incrível”, afirmou.