Pará

Covid-19: Ufopa recomenda uso de máscara após aumento de casos

Duas novas pesquisas revelaram os mecanismos pelos quais o coronavírus escapam da resposta imune. Foto: Divulgação
Duas novas pesquisas revelaram os mecanismos pelos quais o coronavírus escapam da resposta imune. Foto: Divulgação

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) enviou um comunicado à comunidade acadêmica atualizando a lista de recomendações para evitar a ocorrências de novos casos de Covid na instituição, em Santarém.

Nas últimas semanas, foi identificada no Brasil a nova variante BQ.1 do coronavírus. O país também vem registrando o aumento de casos de covid-19 e de síndrome respiratória aguda grave (SRAG). Apesar de ainda não haver um alerta oficial sobre o aumento dos registros, o cenário já é objeto de preocupação entre especialistas da área da saúde e gestores públicos.

“Na Ufopa, observou-se um crescente aumento de demandas de realização de exames para detecção de covid-19 no Laboratório de Biologia Molecular (Labimol), assim como aumento de casos da doença em diversos setores da instituição. Até o final de outubro de 2022, cerca de 10% dos exames realizados pelo Labimol apresentavam resultado positivo. No presente momento, a taxa de positivação encontra-se próxima a 40%”, informou a instituição, no comunicado.

Diante deste cenário, a Ufopa recomendou aos servidores e estudantes que adotem as seguintes medidas de controle contra a Covid-19:

  • utilizar máscaras em ambientes fechados;
  • higienizar as mãos, os objetos e os ambientes com álcool 70%;
  • manter a vacinação contra covid-19 em dia, com as duas doses de reforço;
  • em caso de sintomas suspeitos, requerer ao Labimol o agendamento de testagem para a covid-19, pelo e-mail [email protected];
  • se servidor, notificar a instituição em caso de resultado positivo para covid-19, pelo e-mail [email protected].