Wesley Costa
A Prefeitura de Belém segue com o plano de vacinação contra a Covid-19 na capital paraense. Ontem (21), o público formado por idosos a partir dos 60 anos de idade, pessoas imunossuprimidas, mulheres grávidas e puérperas, começaram a receber a quinta dose (3ª dose de reforço) nos pontos de vacinação disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). Além disso, o calendário também está aberto para a imunização de crianças de 06 meses a 02 anos, que devem tomar a primeira dose da Pfizer Baby.
No primeiro dia do novo calendário de reforço, a busca pelos imunizantes foi grande no posto montado na Universidade da Amazônia – UNAMA, campus Alcindo Cacela. Do lado de fora, foi possível observar a formação de uma fila de espera para entrar na sala. Os voluntários da campanha que atuam no posto disseram que o grande fluxo já era esperado, principalmente nas primeiras horas do dia.
A aposentada Maria Célia Lobo, 75, não perdeu tempo e compareceu ao posto para fazer mais uma dose de reforço. Ela chamou a atenção também para a responsabilidade que os pais devem ter na proteção das crianças. “A gente não pode desatentar da saúde. Sempre que tiver vacina disponível eu venho tomar. Agora, as crianças também precisam ser protegidas e os pais têm esse dever de levá-las para vacinar e evitar que essa doença retorne com força”, disse.
CHAMADO
Na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Portal da Amazônia, o movimento nas salas de vacinação também foi intenso durante toda a manhã. Para a mãe do pequeno João Vinícius, esse foi um momento de celebrar. “Ele (Vinícius) nasceu justamente nesse período de maior intensidade da pandemia. Então, todo o cuidado era pouco. Quando vimos a notícia de que ele já poderia receber a primeira dose foi uma alegria. Como mãe, o meu coração agora fica muito mais aliviado”, diz Maria Regina, 23.
Ao longo da semana, os postos continuarão funcionando para receber o público e a prefeitura pede que as pessoas compareçam aos postos para se vacinar, independente da dose. “Nós queremos que a população atenda a esse chamado para se proteger. Temos um estoque grande de vacinas para esse público e demais que ainda precisam atualizar a carteira. Assim que novas doses forem sendo recebidas, também vamos disponibilizar o reforço para novas idades”, garantiu o Diretor de Vigilância à Saúde da Sesma, Adriano Furtado.
ONDE SE VACINAR
BELÉM
l Unidades Básicas de Saúde (UBSs): de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h;
l Hospital do Exército: terça e quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 18h;
l Hospital de Aeronáutica: terça e quinta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h;
l Hospital Naval: terça e quinta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h;
l Universidades: Unama, Fibra e Unifamaz, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.