Entretenimento

IZA lança projeto para investir em empreendedores negros

Iniciativa vai disponibilizar ajuda financeira para potencializar negócios fundados por pretos e pardos em parceria com o Instituto Identidades do Brasil (ID_BR). Foto: Divulgação
Iniciativa vai disponibilizar ajuda financeira para potencializar negócios fundados por pretos e pardos em parceria com o Instituto Identidades do Brasil (ID_BR). Foto: Divulgação

Wal Sarges

No Dia da Consciência Negra, celebrado neste domingo, 20, a cantora Iza lança o edital “Entra na Roda”, que selecionará projetos de empreendedores negros nos segmentos de alimentação, entretenimento, beleza, moda e negócios de impacto social.

A iniciativa prevê uma premiação e destinará 50% das vagas para empreendimentos localizados nas regiões Norte e Nordeste do país. A proposta será apresenta oficialmente neste domingo, em Salvador, em meio a um show da artista na Concha Acústica do icônico Teatro Castro Alves.

Antes do lançamento ao público, Iza explicou o projeto a jornalistas de todo o Brasil, em uma coletiva de imprensa on-line que ocorreu na última sexta-feira, com participação do DIÁRIO. A cantora diz que esta é uma forma de retribuir tudo o que conquistou na sua vida.

“Esse é mais um início de uma caminhada minha, algo que sempre quis fazer e estou feliz de estar acontecendo. Eu compreendo muito que eu tive privilégios de acesso à educação de qualidade e por conta disso pude escolher o que gostaria de fazer, o que infelizmente, não é o que acontece com a maioria das pessoas que eu conhecia. Eu me enxergar como uma exceção é muito triste”, analisa a cantora, idealizadora do projeto, que vai disponibilizar meio milhão de reais para as iniciativas propostas.

Iza diz que sentia há muito tempo a necessidade de tirar suas ideias do papel. “Por mais que trabalhar com música seja um sonho, seja incrível e eu consiga ajudar minha família, pagar meus boletos e fazer aquilo que eu amo, me sentia na obrigação de retribuir de forma efetiva, não só falando coisas bonitas, mas fazendo alguma coisa. Sempre foi meu sonho, sempre quis uma possibilidade de fazer algo dessa forma”, confessa.

A expectativa da cantora é contribuir para destacar as potencialidades das pessoas.

“Penso que o que falta é oportunidade. É muito complicado ainda ficar esperando empresas e nomes se movimentarem e a gente ficar esperando para sempre algo acontecer. Acho que a gente precisa criar nossos próprios lugares à mesa. Penso que é daí que surge este edital, para convidar mais pessoas para fazerem aquilo que elas sabem fazer de melhor, em larga escala, e que merecem, sim, ser divulgadas, remuneradas e reconhecidas, porque existem milhões e milhões de pessoas que são incríveis, mas não têm oportunidade de mostrar o que são”, defende a cantora, que disse ainda não ter dividido com a família os detalhes do projeto, mas imagina que eles vão ficar felizes e emocionados com a iniciativa.

“ Venho de uma família de educadores, que entendem o quão é importante ter a oportunidade de ser quem quiser ser”, destaca.

PROJETO

As inscrições para participar do “Entra na Roda” são 100% on-line e poderão ser feitas até 11 de dezembro deste ano, através do formulário disponível no site do projeto (editalentranaroda.com.br). Haverá também conteúdo informativo em todas as redes e suporte para possíveis dúvidas.

O projeto foi criado principalmente com a ideia de, além da premiação, contribuir com o comprometimento racial, o desenvolvimento de lideranças negras e a qualificação dos empreendimentos a partir das expertises de Educação Financeira, Marketing Digital, Planejamento de Negócios, Técnica de Negociação e Precificação, Regularização de Negócios e Pitch (chance de apresentar o projeto), com alguns
dos jurados especialistas.

Serão escolhidos 20 finalistas (cinco em cada categoria), que receberão oficinas de formação em empreendedorismo, e dois vencedores por categoria. A escolha dos projetos será feita por um conselho próprio, formado por profissionais do IDBR (Instituto Identidades do Brasil), organização sem fins lucrativos, e por jurados pretos especialistas em cada área. A premiação será em abril de 2023 e o repasse de recursos, no mês seguinte. Todas as informações estarão nas redes do IBDR e de Iza.

Para quem quer empreender, Iza diz que o importante é acreditar em si mesmo. “Entendo muito que a educação – e sempre vou bater nessa tecla – me permitiu chegar ao lugar que eu queria. Mas é preciso se dedicar muito e querer muito, é preciso, ainda, que tudo esteja no lugar certo. Não desista, porque o mundo precisa de você. Aquilo que você faz vai fazer muito a diferença na vida dos outros. Mesmo que você escute o contrário, em vários momentos. É preciso acreditar”, aconselha.