Notícias

O silêncio de Damares após 'denúncia bombástica' (Repórter Diário - 20/11)

A ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves. Foto: Agência Brasil
A ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves. Foto: Agência Brasil

Por Gerson Nogueira e Carol Menezes

“Explodiu o número de estupros de recém-nascidos”. A frase, da ex-ministra Damares Alves, proferida durante culto evangélico em Goiânia, a duas semanas do primeiro turno da eleição, ecoou Brasil afora de maneira bombástica. Damares afirmou que tinha imagens de crianças com oito dias de vida sendo vítimas de violência sexual, acrescentando detalhes sobre supostas práticas sexuais envolvendo crianças. Vencida a última prorrogação concedida para que a senadora eleita pelo DF apresentasse provas, ela simplesmente silenciou, atitude que confirma a suspeita de que as denúncias não passavam de fake news.

RESPOSTA

Em outubro, a Polícia Civil e o Ministério Público Federal do Pará, por meio da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, solicitaram que o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) informasse todos os casos de denúncias recebidas, envolvendo tráfico de crianças e estupro de vulneráveis. Em sintonia com a própria Damares, que alegou ter dito coisas que “ouviu falar” nas ruas para desdizer o que havia dito, o MMFDH declarou não ser possível passar as informações porque “os dados solicitados são de natureza sensível”.

BIZARRICE

O Natal cinzento, promovido pela maioria dos shopping centers de Belém, é uma invenção assumidamente paraense. Pesquisas e consultas feitas em centros de consumo do Nordeste e do Sudeste mostram que a decisão inusitada de barrar o vermelho tradicional da época – inclusive das vestes do Papai Noel – foi ideia de lojistas paraenses, aparentemente preocupados com a associação da festa do Menino Jesus às cores do PT. A partir desse exemplo, a próxima birutice deve ser trocar as bandeirinhas de açaí na porta das vendas nos bairros da capital paraense.

MUSEU

A troca de direção no Museu Paraense Emílio Goeldi, formalizada repentinamente na sexta-feira (18), começa a ganhar contornos mais claros. Na prática, o processo e a consulta interna se confundiram com o período mais agitado da campanha eleitoral, o que ajudou a ocultar a troca de comando. O diretor nomeado, Antônio Carlos Lobo Soares, ficou em 4º lugar na consulta. Não se sabe até agora quem compunha a lista tríplice. Por outro lado, o escolhido, aparentemente pela lealdade às causas bolsonaristas, é museólogo, com 40 anos de trabalho no próprio Goeldi.

LICITAÇÃO

Elaborado pela Coordenadoria Geral de Licitações da Prefeitura de Belém, o edital de licitação para concessão do transporte público na capital prevê a execução dos serviços por seis anos, com possibilidade de prorrogação, em regime de exclusividade, e de participação de consórcio de empresas. O critério de escolha será o da menor tarifa. Como novidade, o edital prevê um sistema de informações aos usuários, que poderão acompanhar o itinerário do veículo. Além disso, nos primeiros dois anos, um quinto da frota deverá possuir ar-condicionado.

TRÂMITE

Os veículos terão ainda sistema de rastreamento e serão monitorados em tempo real pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob). A abertura da licitação, inicialmente prevista para 12 de setembro, foi suspensa pela PMB no dia 6 de setembro de 2022, para ajustes e esclarecimentos às questões técnicas levantadas pelo Tribunal de Contas do Município e Sindicato das Empresas de Ônibus (Setransbel), procedimento normal em processos licitatórios complexos. O processo prossegue, conforme o cronograma ajustado junto ao TCM.

LINHA DIRETA

A Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) registrou uma alta de testes positivos para a covid entre o começo de outubro e primeira semana de novembro, de 3,7% para 23,1%. O Pará é um dos 12 Estados que apresentou alta de casos, segundo a Fiocruz.

Estudo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo indica que 82% dos consumidores pretendem antecipar suas compras de final de ano/ Natal na Black Friday

De acordo com o levantamento, 64% das compras feitas pelos brasileiros nessa ocasião seria por conta das festividades de dezembro. O consumidor também admite se planejar para as promoções (93%) e que vai pesquisar produtos e preços (98%).

O Hospital Materno-Infantil de Barcarena e a empresa Unitapajós realizam campanha para arrecadação de potes de vidro destinados ao armazenamento de leite materno. A ação solidária integra as ações de Novembro Roxo, mês dedicado à conscientização sobre a prematuridade.

Com o tema “A Garantia dos Direitos Humanos de todas as Mulheres: uma questão de governança”, a Sejudh inicia amanhã, 21, a campanha de 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres, com o lançamento do 3º Plano Estadual de Políticas para as Mulheres.

Acará, Moju e Tomé-Açu são municípios protagonistas do projeto Synapse – Alfabetização na Idade Certa, iniciativa que une IPTI, Lorinvest, Movimento Bem Maior e Hydro a partir de um financiamento de mais de R$ 2 milhões via BNDES.