Notícias

Câncer de próstata deve atingir 930 pessoas no Pará até dezembro (18/11)

Câncer de próstata deve atingir 930 pessoas no Pará até dezembro (18/11)

Por Gerson Nogueira e Carol Menezes

Mais de 65 mil casos e 15 mil óbitos por câncer de próstata são diagnosticados no Brasil por ano, segundo dados do Ministério da Saúde. O envelhecimento populacional eleva a incidência e a mortalidade. A doença ocupa a 1ª posição em todas as regiões brasileiras e apresenta um risco estimado de 29,39 casos novos a cada 100 mil homens na Região Norte. A incidência aumenta a partir dos 50 anos. Ontem, dia dedicado ao combate à doença, o Hospital Ophir Loyola (HOL) alertou para a importância do diagnóstico precoce e os fatores de risco que contribuem para o desenvolvimento desse tipo de tumor.

ALERTA

Até o fim do ano, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima 930 casos no Pará, com taxa bruta estimada de 21,03 casos novos a cada 100 mil habitantes, e 140 casos novos somente em Belém. No HOL, mais de 500 homens estão em tratamento – 282 casos novos foram registrados de janeiro a setembro. O coordenador do Serviço de Urologia do HOL, Ricardo Tuma, afirma que as campanhas incentivam os homens a buscar atendimento para rastrear o tumor, descoberto através de exame físico, ultrassonografia e o teste do Antígeno Prostático Específico (PSA).

ARMAMENTO

A Polícia Federal deflagrou ontem a Operação Falsarius para cumprimento em Belém de três mandados de busca e apreensão e um mandado de suspensão de atividade econômica. Os alvos da ação policial são investigados por suposta fraude em procedimentos de compra de armas de fogo com a utilização de laudos falsos de aptidão e manuseio. Investigações mostraram que os acusados estariam facilitando o acesso de pessoas à aquisição de armas de fogo, sem que precisassem realizar a obrigatória prova de tiro.

SONHO

Quem escolheu Mosqueiro para aproveitar o recente feriadão sofreu maus pedaços, com acúmulo de lixo nas ruas e vias esburacadas. O acesso ao hospital geral da ilha se tornou uma espécie de pista off-road. O clima de abandono e decadência, presente há tempos na vila, impacta diretamente na economia, com retração imobiliária, baixa ocupação hoteleira e queda no tíquete de restaurantes e bares. A inexistência de um projeto amplo de melhoria do outrora recanto bucólico infla a mobilização pela transformação do distrito em município, antigo anseio dos moradores.

COOPERAÇÃO

Em missão internacional até o próximo dia 26, os professores João Colares Mota e Pedro Pontual, integrantes da rede de educação popular Diálogos com África, estão na Guiné-Bissau para fomentar a cooperação entre a Amazônia e a África. A agenda faz parte do projeto Djumbai: Educação Popular Antirracista e Cooperação Solidária Amazônia & África, um projeto de extensão universitária coordenado pela UFPA e Uepa, apoiado por instituições nacionais e internacionais e emenda parlamentar do deputado Carlos Bordalo (PT).

ANTIFA

Acontece amanhã, 19, a II Copa Antifa de Futebol de Belém. Ao todo, seis times participam da competição (Paysandu Antifa, A Conquista do Pão, Barcemonas, Remo Antifa, Sem Terra Futebol Clube e MAB Sport Clube). A copa, que tem apoio do escritório Paula Frassinetti Advogadas, é uma confraternização para incentivar uma sociedade mais democrática e inclusiva. A copa será realizada a partir das 10h, na sede campestre Sindtifes, na avenida Dalva, no bairro da Marambaia. O ingresso é um quilo de alimento não perecível.

 

LINHA DIRETA

Durante sua última agenda ontem na COP 27, Lula (PT) deu, sem dizer que deu, uma resposta às críticas sofridas recentemente pela primeira-dama Janja, ao falar em plenária com representantes de movimentos sociais que a mulher tem que participar do que quiser, não necessariamente só da política.

A liderança indígena paraense e presidente da Fepipa, Puyr Tembé, confirmou à coluna que são de fato indígenas, e do Mato Grosso, os homens que dançavam nos últimos dias em volta do vasto estande do governo federal na Conferência do Clima no Egito.

Porém, por serem realmente defensores do atual presidente da República, o próprio grupo de Puyr deu um “chega pra lá” neles durante a visita de Lula ao estande do Consórcio da Amazônia Legal, que fica logo próximo, para evitar que houvesse qualquer confusão.

O Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC) tornou-se a primeira instituição pública de saúde da Região Norte certificada com o selo Diamante pela empresa 3M, na categoria Monitorização da Esterilização.

O hospital já era detentor do selo Ouro conquistados entre os anos 2008 e 2012, além de outro selo Diamante, entregue em 2013.

Mais de cem armas e de 750 munições apreendidas nos últimos anos em áreas de desmatamento na região de Altamira, no sudoeste do Pará, foram doadas pela PF ao Exército, na semana passada, para uso ou destruição.