Entretenimento

Com shows gratuitos, Jambu Live 2022 traz a Amazônia em vários ritmos. Veja programação

A banda COUT será uma das atrações desta quarta-feira no Campus Guamá da UFPA. Foto: Divulgação
A banda COUT será uma das atrações desta quarta-feira no Campus Guamá da UFPA. Foto: Divulgação

Dos batuques à guitarrada, entre rimas de rap e frases de amor de um brega marcante, a programação do Festival Jambu Live 2022 passeia pela pluralidade cultural da Amazônia com diferentes sons, cores e linguagens.

O festival chega a sua terceira edição e desta vez ocorre de maneira presencial, mantendo também a transmissão ao vivo na internet. De 16 a 20 de novembro, em Belém, mais de 20 espetáculos passam pelo palco do festival numa programação que assume compromisso em manter a arte da Amazônia viva e reitera a importância da universidade pública no Brasil.

O festival Jambu Live é uma das atividades do Circuito Jambu Multicultural, que vem movimentando o setor cultural em Belém desde agosto. A coordenadora do CJM e docente da Faculdade de Comunicação da UFPA, Profa. Dra. Regina Lima, explica a relação do projeto com a educação pública.

“O Circuito é um projeto de extensão da universidade. É muito importante sempre relembrarmos isso porque mostra como a universidade pode ultrapassar seus muros e estar presente no cotidiano das pessoas. Cultura também é educação. Cultura ensina, emociona, é arte. E quem não gosta de arte?”, afirma Regina.

A programação ocorre em dois espaços, em Belém. Entre os dias 16 e 18, o Festival Jambu Live estará rodeado pelo Rio Guamá no Campus Guamá da UFPA. A programação começa às 17h. Já nos dias 19 e 20 o Festival aterrissa na Fundação Cultural do Pará, antigo Centur. Todos os dias do festival serão transmitidos ao vivo no canal do YouTube do Jambu Live.

Aposta Jambu e Amazônia FIDOC

A programação deste ano traz duas novidades. Uma é a Aposta Jambu, que este ano foi selecionada entre estudantes da UFPA numa votação aberta. A vencedora da seleção foi a estudante do curso técnico em canto popular pela UFPA, Luize Liz. A estudante tem 20 anos e canta desde os 13, por influência do pai. Luize é natural do município de Igarapé-Miri, no Pará, mas veio morar em Belém para concluir os estudos. Luize lançou sua primeira canção em 2018, intitulada “Pra Ser Feliz”, dos autores Moisés e Renato Sinimbú. Agora, a cantora sobe ao palco do Jambu Live como uma aposta da nova geração da música paraense.

Outra novidade é a parceria inédita com o Festival Amazônia FIDOC. Os dois eventos se unem para uma super programação nos dias 19 e 20 de novembro, na Fundação Cultural do Pará. Neste dias, além dos espetáculos do Festival Jambu Live, quem for à FCP poderá conferir uma feirinha criativa, mostras competitivas de videoclipes, curtas e longas da Amazônia Nacional e Internacional, entre outras atividades.

O Circuito Jambu Multicultural

 O Circuito Jambu Multicultural é um projeto de extensão da Universidade Federal do Pará, coordenado pela Profa. Dra. Regina Lima, docente da Faculdade de Comunicação. Ele tem como objetivo ampliar a visibilidade do trabalho de fazedores e fazedoras de cultura da região amazônica, garantindo a permanente presença de produções periféricas e de pessoas pretas, indígenas, quilombolas, LGBTI+, Pessoas com Deficiência, entre outros recortes que historicamente não costumavam ser incluídos em circuitos culturais, diminuindo sua visibilidade.

O projeto busca realizar uma série de atividades, aqui intituladas multiculturais, nas diversas modalidades artísticas e culturais, sempre com foco na produção cultural da Amazônia. O Circuito Jambu Multicultural é um dos desdobramentos do projeto de extensão Jambu Festival: Conexões Periferia, realizado entre 2019 e 2021.

Entre suas atividades, está o Festival Jambu Live 2022, que reunirá espetáculos de música e artes cênicas gratuitos numa programação que ocorrerá no Campus Guamá da UFPA e na Fundação Cultural do Pará, em Belém. A programação completa do Circuito e do Festival você confere nas redes sociais oficiais do projeto.

O Circuito Jambu Multicultural é financiado por emenda parlamentar do Deputado Federal Airton Faleiro, do Partido dos Trabalhadores. O CJM tem apoio da Faculdade de Comunicação, do Instituto de Letras e Comunicação, da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa e da Pró-Reitoria de Extensão da UFPA. Tem como parceiros o Festival AmazôniaFIDOC, o Na Figueredo, a ADUFPA, a ONG Olivia, o CAOC/UFPA e o CACO/UFPA.

Confira a programação completa:

Programação no Campus Guamá da UFPA

Quarta-feira (16/11)

17h – DJ set: Yndjáh Báh

17h20 – Escola de Dança Ribalta

18h – João Daibes

18h40 – Aposta Jambu: Luize Liz

19h – Banda COUT

19h40 – DJ set: Yndjáh Báh

20h – Arthur da Silva

20h40 – DJ set: Yndjáh Báh

Quinta-feira (17/11)

17h – DJ set: Poliana Mangabeira

17h20 – Jothan Netto

18h – Minni Paulo Quarteto

18h40 – DJ set: Poliana Mangabeira

19h – Renan Andrade

19h40 – DJ set: Poliana Mangabeira

20h – Thais Badu

20h40 – DJ set: Poliana Mangabeira

Sexta-feira (18/11)

17h – DJ set: Shayra Brotero

17h20 – Casa Híbrida

18h – Raidol

18h40 – DJ set: Shayra Brotero

19h – Bruna BG

19h40 – DJ set: Shayra Brotero

20h – Eloi Iglesias

20h40 – DJ set: Shayra Brotero

Programação na Fundação Cultural do Pará

Sábado (19/11)

17h – DJ set

19h – Sandra Duailibe

19h40 – DJ set

20h – Léo Meneses

20h40 – DJ set

21h – Marcos Campelo

21h40 – DJ set

22h – Fé no Batuque

22h40 – DJ set

Domingo (20/11)

17h – DJ set

19h – Pisada Cabôca

19h40 – DJ set

20h – MC Íra

20h40 – DJ set

21h – Ruth Costa

21h40 – DJ set

22h – Jorginho Gomez

22h40 – DJ set

SERVIÇO

 Festival Jambu Live 2022

16 a 20 de novembro

Programação gratuita

Na UFPA e na Fundação Cultural do Pará

Mais informações em @jambulive nas redes sociais.