Bola

Confira a tabela completa do Parazão 2023

Paysandu e Remo já estão com o primeiro encontro marcado em 2023. Foto: John Wesley/Paysandu
Paysandu e Remo já estão com o primeiro encontro marcado em 2023. Foto: John Wesley/Paysandu

Nildo Lima

Clube do Remo e Independente, de Tucuruí, abrem o Campeonato Paraense 2023. A partida, valendo pela 1ª rodada da fase classificatória da competição, será disputada no dia 21 de janeiro, no Baenão.

Além do jogo entre Leão e Galo Elétrico, que acontecerá isoladamente, também pela mesma virada, jogarão Itupiranga e Tuna Luso, Paysandu e Bragantino, São Francisco ou Cametá e Caeté, Castanhal e Águia de Marabá e Cametá ou São Francisco e Tapajós.

O cronograma da competição, que conta com 12 clubes, tem três grupos, com os seguintes componentes: O A, formado por Clube do Remo, Itupiranga, Bragantino e Caeté; B, Paysandu, Águia de Marabá, Cametá e São Francisco; e C, composto por Tuna Luso, Independente, Tapajós e Castanhal.

O campeonato será disputado com os times enfrentando equipes dos outros grupos. A primeira fase terá oito rodadas, com um total de 48 jogos.

Cada equipe fará quatro jogos como mandante e outros quatro como visitante. Os dois últimos colocados na classificação geral da primeira fase (11º e 12º) caem para a Série B do Estadual de 2024.

O formato de disputa do campeonato é igual ao modelo deste ano. A única mudança, porém, ocorre em relação à classificação para a fase mata-mata, que será decidida em critério geral, ou seja, as oito equipes que mais pontuarem vão disputar a etapa eliminatória, seguindo o cruzamento olímpico, com o 1º colocado enfrentando o 8º, o 2º o 7º, o 3º o 6º e o 4º o 5º.

O clássico Re-Pa, “cereja do bolo” da competição, valendo pela primeira fase, marcará a reabertura do templo maior do futebol local, o estádio Mangueirão. Já as partidas de Leão e Papão, pela mesma etapa, contra a Tuna acontecerão na 5ª e 7ª rodada, respectivamente.

O encerramento do campeonato acontecerá, salvo mudança de última hora, no dia 3 de abril, quando se conhecerá o campeão do Parazão, que tem o Paysandu como maior detentor de títulos – com 49 conquistas – seguido por Clube do Remo, que possui 47 troféus, Tuna Luso (10), União Sportiva (2), Cametá e Independente de Tucuruí (1).

CONFIRA OS GRUPOS E AS RODADAS