A tatuadora Bruna Letícia Venâncio, de 29 anos, entrou na Justiça contra o próprio pai após ser demitida por ter realizado críticas ao presidente Jair Bolsonaro (PL) nas redes sociais, em setembro do ano passado. O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região concedeu uma indenização no valor de R$ 20 mil por danos morais e demissão sem justa causa. Tudo começou quando a jovem postou nas suas redes sociais o descontentamento contra o governo atual e as manifestações que estavam acontecendo pelos bolsonaristas ao redor do país.
OFENSAS
Bruna trabalhava no Grupo Popular, no Amapá, empresa onde seu pai é um dos sócios, e atuava como supervisora de cadastro e vendas. Ela alega que foi vítima de ofensas e preconceito por sua posição política no ambiente de trabalho e relata que teve várias discussões políticas com o pai quando recebeu agressões verbais, sendo chamada de “esquerdopata” e “petralha”. A juíza Camila Afonso Cavalcanti, do TRT8, entendeu que a conduta da empresa viola a legislação por promover discriminação por opinião política. O recurso da empresa será julgado pela 2º turma do TRT8, e tem como relator o desembargador Raimundo Itamar Lemos Jr.
DIAGNÓSTICO
A Fundação Papa João XXIII (Funpapa) e a Universidade Federal do Pará fecharam uma parceria para mapear o trabalho infantil no município de Belém. A finalidade da pesquisa é a elaboração de um diagnóstico detalhado sobre o número de crianças e adolescentes que trabalham em atividades econômicas na capital e distritos de Belém, que servirá como subsídio para a política de erradicação do trabalho infantil, que é uma das pautas prioritárias da gestão do prefeito Edmilson Rodrigues.
HOMENAGEM
O edital de premiações concedidas pela Associação do Ministério Público do Pará (AMPEP) – presidida por Alexandre Tourinho -, aos melhores trabalhos forenses e práticas exitosas esse ano traz novidades. A partir deste ano, além da além do prêmio “Procurador de Justiça Artemis Leite”, a associação homenageará mais 2 promotores “in memoriam”, que faleceram no exercício do cargo. O prêmio “Promotora de Justiça “Symone Morhy de Siqueira Mendes Lauria” será ofertado às melhores práticas exitosas, enquanto os prêmios Artemis Leite (área cível) e “Fabrício Ramos Couto” (área criminal), premiarão as melhores peças forenses.
JÓIAS
Belém vai sediar o 1° Seminário de Design, Ouro e Joias do Estado, que será realizado nos dias 1 e 2 de dezembro pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e o Instituto de Gemas e Joias do Pará (Igama). A programação faz parte das comemorações pelos 20 anos do Espaço São José Liberto e terá a participação de alguns dos maiores especialistas em gemas e joias do país, debatendo temas como a rastreabilidade da cadeia produtiva do ouro no Pará, representatividade e conexões com a sustentabilidade.
Segurança
O complexo do Ver-o-Peso, cartão postal de Belém, ganha reforço de segurança da Guarda Municipal de Belém, a partir de amanhã, com o aumento de rondas, base e patrulhamento preventivo no local. A solicitação partiu da prefeitura, após a visita do prefeito Edmilson Rodrigues ao complexo, para ouvir as necessidades dos comerciantes. A segurança será ampliada com a ação diária de 15 guardas municipais e 2 viaturas pela manhã e 8 guardas e duas viaturas à noite. Duas vezes na semana a segurança será intensificada às margens do rio Guamá.
LINHA DIRETA
O Tribunal Regional do Trabalho (TRT-8) realiza na quarta-feira o último leilão unificado de 2022 das Varas do Trabalho de Belém e Ananindeua, que integra a Semana Nacional da Conciliação de 2022. O leilão será realizado de forma on-line pelo site da Norte Leilões.
Cerca de 108 bens serão leiloados, entre imóveis, veículos, joias, esteiras, cadeiras, freezer, cama, aparelhos de ar condicionado e entre outros. O levantamento de bens foi realizado em um mutirão feito no depósito do TRT-8.
A Coordenação Estadual de Saúde do Homem da Sespa realizou ontem, na praça da República, ação de educação em saúde, alusiva ao Novembro Azul. A programação, em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia (Seção Pará), orientou sobre câncer de próstata e agendamento de consultas e exames na Policlínica Metropolitana de Belém.
A utilização da Cannabis sativa e de canabinoides como estratégias terapêuticas para o tratamento de doenças neurodegenerativas foi tema de mesa-redonda do XXVI Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil, realizado na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em Santarém.
Mediado pelo professor Jackson Almeida, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), o evento contou com a participação de especialistas no tema, como Simon Teixeira, farmacêutico da Associação de Pacientes Usuários da Cannabis Medicinal (Agape); e Sergio Merofa Júnior, CEO da empresa Grunelabs, que falou sobre a experiência em cultivo e extração de Cannabis.
Mais antiga corporação do gênero, no Pará, a Banda de Música e Sinfônica da Polícia Militar do Pará, criada em 1853, realiza quinta-feira um concerto musical para celebrar o Dia do Músico, com roteiro musical composto por músicas que se tornaram marcantes na memória do público, dos mais variados gêneros.