Nildo Lima
São Francisco e Cametá, que começam a decidir, em 180 minutos, a Série B do Campeonato Paraense, neste domingo, no estádio Francisco Vasques, fizeram, ontem, os seus últimos ajustes para a partida. Os técnicos Samuel Cândido e Rodrigo Reis afirmam que pretendem mandar a campo as mesmas formações de Leão Santareno e Mapará que venceram seus jogos, pela semifinal, contra o Capitão Poço e o Santa Rosa. Na cidade de Cametá, onde ocorrerá o jogo de volta, no próximo sábado, às 15 horas, o clamor do torcedor é para que Reis escale desde o início do jogo o atacante Balotelli, mas o treinador não parece disposto a isso.
“Pretendo manter a mesma formação e o mesmo esquema tático”, anunciou Reis, em conversa com o DIÁRIO. O treinador cametaense aponta o setor ofensivo como o ponto chave do adversário a ser neutralizado. “O setor tem bons jogadores e que fazem a diferença”, argumenta. “Temos de ter todo o cuidado e concentrados no ataque do São Francisco. O comandante do Mapará vem a Belém disposto a surpreender o Leão. A equipe, segundo assegurou o técnico, vai jogar para tentar a vitória.
“Temos uma maneira de jogar, que é pra frente, buscando o resultado, e vamos manter essa mesma disposição”, avisou Reis, que começou a carreira, como jogador, no clube do Clube do Remo. O Cametá deve entrar em campo, salvo problemas de última hora, com a seguinte formação: Pedro; Pet, Mingoti, Marcão e Márcio; Cristian, Jó, Rayro e Deivison; Biriba e Nycollas. A delegação do Mapará chegou a Belém na última quinta-feira, tendo encerrado seus preparativos na capital paraense.
No São Francisco, Candido pretende manter a formação da equipe que atuou na partida passada. Mas, os planos do treinador podem ser atrapalhados por um fator médico. O lateral-esquerdo Gabriel Vigia sofreu um choque com um adversário e acabou tendo de ir para o Departamento Médico do Leão. “Essa é a nossa única dúvida. O Gabriel sofreu um baque no rosto e o local ainda está com hematoma”, contou o técnico. O atleta ficou de fora dos últimos treinamentos do elenco, mas caso se recupere a tempo vai para a partida.
Cândido, em princípio, deve colocar no gramado do “Chico Vasques” a seguinte onzena: Gustavo; Matheus Magno, Vanderlan, Gabriel Vigia e Ramirez; Camilo, Juninho, Zé Paulo e Gabriel Furtado; Amauri e Riquelme. O técnico prevê uma disputa acirrada nos 90 minutos do primeiro jogo da decisão. “Ambos os times chegaram à decisão por seus méritos, então a gente prevê uma grande final do campeonato”, disse Cândido, que espera que seu time faça o dever de casa amanhã.