Entretenimento

Dez pessoas se envolvem em assassinato no Teatro de Apartamento

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Texto: Aline Rodrigues

Quem matou? Essa pergunta é frequentemente a chave de histórias de sucesso, onde o leitor-espectador se transforma em detetive. É nessa premissa, e a necessidade de descobrir também quem morreu, que aposta “Gato por Lebre”, novo espetáculo do grupo Teatro de Apartamento, que estreia neste sábado e ficará em cartaz durante todos os fins de semana de novembro.

“São 10 personagens em uma pensão isolada, tendo de descobrir sozinhos quem cometeu um determinado crime”, conta Saulo Sisnando, que assina a dramaturgia do espetáculo. “Porém, desta vez eu quis trazer questionamentos da contemporaneidade para o espetáculo”, completa.

“Acredito que a peça fala muito de famílias e sobretudo dessas atuais divisões familiares vividas por causa de política. O espetáculo questiona também quais tipos de formações ainda consideramos como famílias e quais outras formações, outros grupos ainda insistem em não reconhecer a legitimidade familiar”, conta Saulo, que também assina a direção geral do espetáculo.

Tudo começa quando sete hóspedes decidem passar o final de semana em uma pensão a que só se tem acesso apenas duas vezes ao dia, por um estreito passadiço de terra. À noite, quando todos já estão recolhidos em seus aposentos, um tiro é ouvido e alguém é assassinado. Mas quem? A artista plástica viciada em homens? O repórter com sede por notícias? A criada religiosa e cruel? A dona de casa com problemas psiquiátricos? O coronel aposentado? Então, entra em cena um detetive para desvendar esse mistério.

No elenco, estão Flávio Ramos Moreira, Pauli Banhos, Alessandra Pinheiro, Andreza Pinto, Fernanda Coiado, Luana Paranhos , Alex Vilar, Marina Dahás, Leonardo Moraes e Marcelo Borges Edson Aranha, que contam a história no palco e levarão o público às paisagens bucólicas da Inglaterra e a uma propriedade misteriosa cheia de segredos espectrais, fantasmas do passado e chaves capazes de abrir várias portas.

Dramaturgo é fã de histórias de crimes

As histórias de crimes e assassinatos são sempre inspiração para Saulo Sisnando. “Já montamos em Belém ‘Quatro Versus Cadáver’ (2009), ‘A Outra Irmã’ (2017) e, no Rio de Janeiro, desde 2011 até 2019, estávamos em cartaz com ‘Susto’, uma peça inspirada no universo da Agatha Christie”, lembra o dramaturgo, que celebra o retorno aos palcos com mais um espetáculo e um viva à arte.

“A peça é uma ode ao próprio fazer teatral. Depois de anos afastados dos palcos por causa da covid-19, estamos celebrando esta arte milenar. Estamos compartilhando e dizendo que não conseguimos viver sem o teatro. A peça é uma declaração de amor ao teatro”, declara Saulo Sisnando.

O espetáculo tem design de luz de Sônia Lopes, operação de luz de Matheus Assunção e Yasmin Ramos, figurinos de Leonardo Pamplona, colaboração em figurinos de Grazi Ribeiro e operação de som de Mateus Freitas. Os cenários são de Flávio Ramos Moreira. A direção de elenco teve colaboração de Edson Aranha. O espetáculo também tem assistência de direção de Carolina Ricardino e direção de Movimento de Claudia Messeder.

ASSISTA

Espetáculo Gato por Lebre – Teatro de Apartamento

Quando: Sábados e domingos de novembro, às 20h.

Onde: Associação Cultural Teatro de Apartamento (R. Curuçá, 315, esquina com Soares Carneiro – Telégrafo)  

Quanto: R$ 50, com meia-entrada para estudantes e artistas de teatro.