Luiz Flávio
Encerrado o processo eleitoral as atenções da população estão em geral voltadas para a disputa da Copa do Mundo no Qatar, evento mundial que movimenta a economia em todo o globo, com um diferencial: pela primeira vez o maior evento esportivo do planeta ocorre no mesmo mês da Black Friday e praticamente “colado” no Natal, maiores eventos de vendas no ano, favorecendo sobremaneira os setores de comércio e serviços.
E a capital paraense já incorporou os eventos nos últimos dias: lojas, supermercados e comércios enfeitados; restaurantes e bares recheados de promoções com a temática natalina e futebolística. Tudo com um único objetivo: atrair um número maior de clientes e aproveitar para tirar o prejuízo registrado no final dos anos de 2020 e 2021, afetados pela crise sanitária.
Suzete Oliveira, uma das sócias do bar e restaurante Dom Gastro Bar, na 13 de Maio, lembra que o estabelecimento enfrentou a pandemia intensificando o trabalho no delivery, oferecendo cardápio com uma variedade de produtos. “Aos poucos a normalidade foi voltando e o movimento aumentando. Conseguimos ampliar o quadro de funcionários e nos estabilizar”, relembra. “Hoje agradeço por podermos estar aqui, abertos, vendo nossa casa cheia e com uma energia maravilhosa do calor humano”.
O bar e restaurante fez uma decoração especial para a festa, para receber os torcedores em grande estilo no espaço “Arena Dom”, que irá recepcionar os clientes num espaço decorado e climatizado, com telão, open bar e música ao vivo. “Também estamos com nossa agenda para confraternizações aberta já com muita demanda”, comemora.
Ricardo Costa, proprietário da casa de carnes The Premium Steaks, casa de carnes localizada na Braz de Aguiar, criou o espaço “Central da Copa “TPS” para atrair a clientela. “Teremos várias televisões espalhadas pelo salão e haverá uma programação oficial desde a abertura da Copa até o último jogo. Além disso nossos happy hours vão coincidir com os horários dos jogos da seleção brasileira, com chopp e drinks em dobro. Nossa expectativa é muito grande”, aguarda.
O Mercearia Gastrobar possui duas unidades: a primeira localizada na Tv. 9 de Janeiro e a segunda na Almirante Wandenkolk. O bar também montou uma programação especial para os jogos da seleção na Copa do Mundo, incluindo a contratação de 3 novos funcionários para cada casa. Em cada uma delas haverá um telão e mais 5 televisores. Além de combos promocionais que contemplam bebidas e comidas, sendo que nos jogos as 13:00 haverá um cardápio especial do almoço.
Maicon Jorge Mesquita, gerente da unidade da 9 de Janeiro, informa que a programação conta ainda com música ao vivo antes dos jogos, no intervalo e depois dos jogos do Brasil. “Também teremos o ‘Bolão do Mercearia’, com possibilidade de 5 placares iguais. Os ganhadores receberão um chopp de premiação. Esperamos dobrar o faturamento durante a Copa”.
Um dos períodos mais proveitosos
Fernando Soares, assessor jurídico do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado do Pará, que reúne alguns dos setores de comércio e serviços que mais geram empregos no Estado, diz que ano de Copa do Mundo é um dos períodos mais proveitosos para bares e restaurantes em razão da comemoração dos jogos, que propiciam a alimentação fora do lar.
“A expectativa do nosso setor é a melhor possível. Ainda mais porque a Copa praticamente está colada com o Natal, que é a grande data do ano para o setor de
comércio e serviços”.
Dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC) apontavam que haveria um crescimento no setor na ordem de 1,3% em 2022, mas esse percentual já se encontra hoje em 4,5%. “Foram gerados em todo o pais cerca de 110 mil postos de trabalho. Aqui no Pará esse crescimento não foi tão grande, mas houve um incremento na contratação de diaristas e trabalhadores intermitentes por período, como Copa e Natal, como está ocorrendo agora”.
O sindicato está fazendo um levantamento de quantos estabelecimentos fecharam durante a pandemia e os que foram inaugurados. “É um estudo complexo porque em função da crise sanitária muitos bares e restaurantes passaram para a informalidade, saindo da pessoa jurídica e passando para a física, atuando de maneira informal”.
A expectativa, segundo ele, é que a seleção faça os 7 jogos e vá para a final. “Se o time crescer na competição o interesse dos torcedores por comemorar fora de casa também aumenta e o volume de vendas aumenta”.
Como ficará o funcionamento em vários estabelecimentos
Eduardo Yamamoto, presidente do Sindilojas, diz que a Copa do Mundo promete um aumento significativo nas vendas no comércio da capital. “Isso se justifica porque até este mês já registramos um crescimento nas vendas na ordem de 15% em relação a 2021, sem falar que a Copa ocorre no mês da Black Friday e antes do Natal”, diz o empresário.
Ele diz que a Copa movimenta produtos fundamentais para o segmento como televisores, refrigeradores e celulares, além de agregar vendas para o setor de home center, decoração e reforma, confecções, acessórios, serviços nas áreas de supermercados, bares e restaurantes.
“O horário dos jogos em pouco ou quase nada prejudica o funcionamento das lojas, já que muitos deles são às 7h e às 16h, mais para o final da tarde. Então as lojas funcionarão normalmente. Os clientes devem aproveitar esse período porque muitos lojistas estarão com promoções”.
lshoppings
-Os shoppings da capital também estarão com programação especial durante a Copa O shopping Bosque Grão-Pará, na Avenida Centenário, por exemplo, funcionará normalmente durante os dias dos jogos da seleção brasileira (24 e 28/11 e 02/12), com praça de alimentação (10h às 22h), lazer 14h às 22h e lojas, quiosques e restaurantes (conforme a programação).
De acordo com a administração do shopping, a abertura das operações será facultada, com possibilidade de fechamento 30 minutos antes do horário do jogo e reabertura 30 minutos após o término do jogo. Os jogos serão transmitidos na praça de alimentação, restaurante Coco Bambu, Bosque Bowling e Sport Bar e no Bosque Arena.
-No Parque Shopping, na Augusto Montenegro, os jogos da seleção serão transmitidos na praça de alimentação através de um grande telão e o funcionamento será normal durante os jogos do Brasil na primeira fase de grupos do torneio. Lojistas que optarem por fechar suas lojas ou restaurantes nos horários dos jogos devem fechar 30 min. antes e reabrir 30 min. depois. O funcionamento será facultativo no horário dos jogos do Brasil.
-O shopping Pátio Belém, na travessa Padre Eutíquio, fechará as portas 30 minutos antes dos jogos e reabrirá 30 minutos depois. O shopping ficará aberto caso os clientes queiram assistir os jogos no estabelecimento, com disponibilização de telões na praça de alimentação em alguns cafés.
-O Sindicatos dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Pará (Sinepe) informou que em dias de jogo da seleção brasileira, cada escola procederá de acordo com as possibilidades de seu calendário, “desde que sejam cumpridos os 200 dias letivos até o final do ano”.
-A Associação Paraense de Supermercados (Aspas) informou que o plano de funcionamento do setor será fechado no final desta semana.