Cintia Magno
A Esclerose Lateral Amiotrófica, também conhecida como ELA, é uma doença degenerativa que acomete exclusivamente os músculos voluntários do corpo, que são os movimentos de braços e pernas. Geralmente, ela não compromete sensibilidade e costuma acometer as pessoas a partir dos 60 anos de idade, podendo acontecer também antes disso.
“Os primeiros sinais da ELA são fraqueza, dificuldade de manipulação de objetos ou queda. Então, vai depender se começar nas pernas, pode começar com tropeços ou dificuldade de caminhar; se começar nos braços pode começar com dificuldade de força. Existem alguns casos em que a ELA começa com manifestação de voz, isto é, redução do timbre ou da altura da voz, mudança da voz, ou engasgos para deglutir e muitas vezes isso é acompanhado da perda de peso por causa do desgaste da perda da musculatura”, explica o médico Denis Bichuetti.
“O tratamento da ELA, à luz do conhecimento atual, é majoritariamente de suporte. Não existe, pelo menos com comprovação científica na presente data, um medicamento que possa reverter a perda degenerativa muscular. O que a gente chama de tratamento de suporte? Existem algumas medicações e vitaminas, suporte nutricional, muita fisioterapia que ajuda o paciente a preservar aquela musculatura que está sofrendo. Isso muda um pouco a história natural da doença, aumenta a sobrevida, mas não é um tratamento que interrompe a progressão da degeneração muscular”.