Dr. Responde

Informações importantes sobre Lúpus

Informações importantes sobre Lúpus

Cintia Magno

Embora a causa do Lúpus Eritematoso Sistêmico não seja conhecida, sabe-se que fatores genéticos, hormonais e ambientais participam de seu desenvolvimento. Nesse sentido, pessoas que nascem com predisposição genética para desenvolver a doença podem, em algum momento, após uma interação com fatores ambientais (irradiação solar, infecções virais ou por outros micro-organismos), passar a apresentar alterações imunológicas. A principal delas é o desequilíbrio na produção de anticorpos que reagem com proteínas do próprio organismo e causam inflamação em diversos órgãos como na pele, mucosas, pleura e pulmões, articulações, rins etc.

 

MANIFESTAÇÕES

Conheça as manifestações clínicas mais frequentes em pacientes com Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES)

– Lesões de pele
Ocorrem em cerca de 80% dos casos, ao longo da evolução da doença. As lesões mais características são manchas avermelhadas nas maçãs do rosto e dorso do nariz, denominadas lesões em asa de borboleta e que não deixam cicatriz. As lesões discóides, que também ocorrem mais frequentemente em áreas expostas à luz, são bem delimitadas e podem deixar cicatrizes com atrofia e alterações na cor da pele. Outra manifestação muito característica no LES é o que se chama de fotossensibilidade, que é o desenvolvimento de uma sensibilidade desproporcional à luz solar, fazendo com que apenas um pouco de exposição à claridade ou ao sol seja suficiente para fazer surgir tanto manchas na pele como sintomas gerais (cansaço) ou febre.

– Articulares
A dor com ou sem inchaço nas juntas ocorre, em algum momento, em mais de 90% das pessoas com LES e envolve principalmente as juntas das mãos, punhos, joelhos e pés.

– Inflamação das membranas que recobrem o pulmão (pleuras) e coração (pericardite)
São relativamente comuns, podendo ser leves e assintomáticas, ou, se manifestar como dor no peito.

– Inflamação nos rins (nefrite)
É uma das que mais preocupam e ocorrem em cerca de 50% das pessoas com LES. No início pode não haver qualquer sintoma, apenas alterações nos exames de sangue e/ou urina. Nas formas mais graves, surge pressão alta, inchaço nas pernas, a urina fica espumosa, podendo haver diminuição da quantidade de urina.

– Sangue

As alterações nas células do sangue são devido aos anticorpos contra estas células, causando sua destruição. Assim, se os anticorpos forem contra os glóbulos vermelhos (hemácias) vai causar anemia, contra os glóbulos brancos vai causar diminuição de células brancas (leucopenia ou linfopenia) e se forem contra as plaquetas causará diminuição de plaquetas (plaquetopenia).

Fonte: Sociedade Brasileira de Reumatologia.