Bola

Copa Verde: Paysandu busca vantagem diante do São Raimundo em Manaus

Tylon Maués

Há 20 anos a Copa Norte teve a última de suas seis edições disputadas e teve na final justamente Paysandu e São Raimundo-AM. O título foi conquistado pelo Papão, único time paraense com essa taça, que impediu o tetracampeonato da equipe amazonense. Na época, o Tufão tinha ampla vantagem sobre Paysandu e Clube do Remo, até que os bicolores formaram a equipe que conquistou a tríplice coroa e entrou para a história. Agora, depois de duas décadas, os dois times voltam a ficar frente a frente, dessa vez na semifinal da Copa Verde, competição praticamente equivalente à antiga Copa Norte, desta vez em situações diferentes.

O Paysandu não se encontra em seus melhores dias na história, mas a Série C que disputa é, tecnicamente, bem superior à Série D onde se encontra o São Raimundo. Dentro de seis estados, a situação é semelhante. Enquanto a dupla Re-Pa continua dando as cartas no Pará, no Amazonas as forças pendem para o lado do Manaus-AM e do Amazonas-AM.

Ainda assim, o confronto entre os dois bicolores é cercado de tradição e rivalidade. O jogo de hoje sofreu alterações no local e no horário. Originalmente seria às 16h no estádio Ismael Benigno, a Colina, mas a pedido da diretoria amazonense ele passou para às 21h, na Arena da Amazônia. A partida de volta permanece marcada para o próximo sábado, dia 12, às 18h30, na Curuzu.

Depois de passar pelo Humaitá-AC e Tocantinópolis-TO, o Papão volta a campo hoje basicamente com a mesma formação. A principal novidade estará no banco de reservas, com a presença do meia Ricardinho. Principal referência técnica da equipe, o jogador não atua desde abril, quando teve que se submeter a uma cirurgia no pé direito.

Entre os jogadores, há a certeza de que o Paysandu pode trazer um bom resultado de Manaus. O lateral-esquerdo Patrick Brey destaca que mesmo com algumas mudanças, tanto de despedidas quanto de chegadas, o elenco se manteve forte e coeso em busca de uma conquista na temporada.

“O que mudou, principalmente, foi a mentalidade por ser uma equipe diferente. Alguns jogadores saíram, outros chegaram, o que é normal. O que não mudou é o foco. O nosso foco sempre é vencer, independentemente do adversário. Mas, acredito que o São Raimundo será um adversário mais forte que os demais”.

A atenção ao adversário é lembrada por Brey, que afirma que a partir desse ponto os jogos serão até mais difíceis. “Trabalhamos diariamente para melhorar e sabemos que temos que crescer. Por isso buscamos nos aperfeiçoar”.

FIQUE POR DENTRO!

  • São Raimundo-AM: Jonathan; Magnum, Thiago Spice, Guigui e Caíque; Jefferson, Kandem, Panda e Hitalo; Quadrado e Negueba. Técnico: Marinho.
  • Paysandu: Thiago Coelho; Thiago Ennes, Genílson, Naylhor e Patrick Brey; Mikael, João Vieira e José Aldo; Marlon, Robinho e Danrlei. Técnico: Márcio Fernandes.
  • Local: Arena da Amazônia (Manaus).
  • Horário: 21h.
  • Árbitro: Paulo Henrique Vollkopf (MS).
  • Assistentes: Leandro dos Santos Ruberdo (MS) e Luiz Fernando Colete (MS).