Por Gerson Nogueira e Carol Menezes
Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) revelam que, de 1º a 31 de outubro, foram registrados 13.911 focos de queimadas no bioma Amazônia, um aumento de 20,4% em relação ao mesmo mês de 2021. Os maiores números de focos foram registrados em terras federais do Pará, com 7.469 (54% do total), seguido pelo Amazonas com 1.503 (11% do total), Maranhão com 1.269 (9% do total), Acre com 1.127 (8% do total) e Mato Grosso com 903 (6%). Já no acumulado do ano, até o dia 31 de outubro, foram 101.215 focos de queimadas registrados.
PADRÃO
Para Rômulo Batista, porta-voz de Amazônia do Greenpeace Brasil, os números são mais um reflexo do “padrão Bolsonaro” de destruição, resultado de uma visão retrógrada de desenvolvimento que aposta no usufruto dos recursos naturais de forma predatória e que não dialoga com a necessidade de frear o desmatamento na Amazônia para conter a crise climática “É icônico que um dia antes do 2° turno das eleições foram atingidos 100.000 focos de queimadas na Amazônia. Isso é o reflexo de todo o descaso do atual governo com a floresta e seus povos”, disse.
RELATÓRIOS
A equipe do presidente da Câmara Municipal de Belém, vereador Zeca Pirão (MDB), trabalha no fechamento dos relatórios de sua administração como presidente do Legislativo Municipal nos últimos dois anos. O parlamentar deixa o Legislativo Municipal em 2023 para assumir o mandato de deputado estadual, após ter sido eleito para a Assembleia Legislativa. Pirão quer deixar a casa arrumada administrativamente para que o seu sucessor, o vereador John Wayne (MDB), possa continuar o trabalho desenvolvido em benefício da população de Belém.
ENEM
O Governo do Pará, por meio da Seduc, realiza hoje o primeiro aulão preparatório ao Enem para indígenas do oeste paraense. O evento inédito será no território Borari, na Vila de Alter do Chão, em Santarém, com a participação de 100 estudantes dos povos Munduruku, Kumaruara e Borari. O Projeto Enem Pará Itinerante leva conhecimento específico para as provas do exame nacional. São atendidas 24 aldeias, totalizando 1.425 alunos matriculados nos ensinos infantil, fundamental e médio, e pelo Sistema Modular Indígena, em todas as regiões do Estado.
TECNOLOGIA
Uma parceria firmada entre o Governo do Pará e a Universidade de Waegeningen (Holanda) possibilitou um treinamento sobre o Sistema Simar, que usa imagens de radar para monitoramento de degradação ambiental, voltado aos servidores da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), aos Estados interessados na tecnologia e integrantes do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia. O treinamento visa nivelar ações com outros Estados brasileiros. O treinamento ocorreu no Centro Integrado de Monitoramento Ambiental (Cimam), em Belém.
SAÚDE
O Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), da Uepa, inscreve até o dia 11 de novembro (sexta-feira) para a XIII Semana da Saúde. Com o tema Produção do Conhecimento Científico em Saúde no Contexto Amazônico, o evento vai ocorrer de 22 a 25 de novembro, de forma presencial e simultânea, nos campi da Uepa localizados em Altamira, Belém, Conceição do Araguaia, Marabá, Santarém e Tucuruí. As inscrições, no valor de R$ 30,00, podem ser feitas no site do evento. Membros de família de baixa renda estão isentos da taxa de inscrição.
LINHA DIRETA
A Defesa Civil Nacional emitiu alerta para a previsão de chuvas intensas também hoje em estados do Norte. De acordo com o Inmet, o Pará deve estar entre os estados mais atingidos, com precipitações de até 100 milímetros por dia e ventos de até 100 km/h.
O câncer de próstata é o segundo mais incidente em homens, no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer. No Pará, a doença lidera os casos de câncer em homens. De acordo com o Inca, 930 novos casos de câncer de próstata devem ser registrados na população paraense neste ano de 2022.
Dois paraenses estão entre os 50 selecionados pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil para o programa Jovens Embaixadores 2023, que leva estudantes de Ensino Médio da rede pública de todas as partes do Brasil para um intercâmbio de três semanas nos EUA.
O Pará está entre os 10 Estados do país que apresentaram crescimento moderado na tendência de longo prazo de casos semanais associados ao Vírus Sincicial Respiratório (VSR) em crianças de 0 a 4 anos. A capital Belém também acompanha essa subida.
Novamente a cantora Gretchen, que mora no bairro do Jurunas, em Belém, foi parar nas redes sociais por causa de um vídeo onde ela aparece reclamando de um problema secular da capital paraense: o desrespeito de motoristas que estacionam em frente a casas com sinalização de garagem.