Por Carol Menezes
O Pará lidera a geração de empregos com carteira assinada no agro em todo a região Norte. Estudo produzido pelo Dieese/PA com o balanço da trajetória de crescimento da ocupação formal na agropecuária no estado mostra que, entre contratados e demitidos, o setor voltou a crescer. Com o novo saldo positivo registrado em setembro, no balanço acumulado dos primeiros nove meses de 2022 foram mais de 4.700 novos postos de trabalho. O resultado também é positivo quando a análise leva em consideração os últimos 12 meses.
PREMIAÇÃO
O time de Suprimentos da Hydro foi premiado em três categorias do IX Prêmio Redes de Desenvolvimento 2022, um dos maiores do segmento industrial e que reconhece as empresas que mais movimentaram a economia em compras locais, em volume total ou em termos percentuais de fornecedores locais. A mineradora venceu com o Case de Desenvolvimento de Fornecedor 2020/2021, 1º lugar na Categoria Comprador do Ano 2021 e na categoria Absolutus, conquistando o 2º lugar. Esta categoria homenageia as três indústrias mantenedoras da REDES que mais compraram em volume total de investimentos.
CUIDAR
Hoje (3) e amanhã (4) servidoras e servidores de oito instituições ligadas à Prefeitura de Belém participam da Oficina de Planejamento Estratégico, viabilizada pela ONU Mulheres como parte do projeto “Construindo caminhos para um sistema de cuidados integrados em Belém”. A atividade, um dos momentos de capacitação técnica que contribuem para concepção dessa sistemática na capital paraense, será na Casa da ONU, com presença limitada a pessoas previamente inscritas.
QUALIFICAÇÃO
O MPF requisitou à Polícia Federal que lideranças e participantes de bloqueios de rodovias no Pará sejam, além de presos em flagrante, denunciados por tentativa, com emprego de violência ou grave ameaça, de abolir o Estado Democrático de Direito, impedindo ou restringindo o exercício dos poderes constitucionais, e de depor governo legitimamente constituído. As penas de reclusão são de no mínimo quatro e podem chegar a 12 anos.
RECONHECIMENTO
Estudante do campus Belém do IFPA, Rosiete Lessa, é uma das premiadas da 8ª edição do Prêmio Educar, que neste ano busca valorizar a educação antirracista. Rosiete é professora da escola Municipal de Ensino Fundamental São Judas Tadeu, em Bujaru, e foi premiada pelo projeto “Afrobetizando alunos para a construção de sua Cultura e Identidade”, o único selecionado da região norte do país. O projeto visa contribuir para que pessoas negras possam interagir e garantir seus direitos e deveres como cidadãos na sociedade, a partir do reconhecimento de seus valores quanto à pluralidade racial.
PREOCUPAÇÃO
Em pronunciamento na Assembleia Legislativa durante sessão ordinária na terça, 1º, o deputado estadual reeleito Eraldo Pimenta (MDB) lembrou que foi profético em vários pronunciamentos anteriores quando alertou que o então ministro Tarcísio Freitas (Republicanos), governador eleito de São Paulo, estava com a estratégia pronta e que visava o cargo canalizando recursos que seriam de regiões como a Transamazônia e oeste paraense para SP. Criticado na região por apoiadores do presidente derrotado Jair Bolsonaro (PL) pelos avisos, confirmou que o avisado se concretizou.
LINHA DIRETA
O documentário paraense “Benzedeira”, dirigido por Sam Marcelo e Pedro Olaia, que são de Bragança, no nordeste paraense, é um dos 12 curtas-metragens selecionados para a mostra nacional “Olhar Brasilis” do Festival de Cinema de Santos, que vai até domingo, 6.
A Alepa aprovou esta semana um projeto de indicação do deputado Jaques Neves (UB) ao governo estadual para instituição do Programa de Mamografia Móvel no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) no Pará.
Os atos antidemocráticos na Av. Almirante Barroso seguem sendo muito bem pagos, obrigado. Ontem de manhã o café da manhã era um verdadeiro banquete, para quem quisesse ver. Resta saber por quem…
Também chamou a atenção o grande movimento de participantes dos pedidos de golpe em um grande supermercado que há ali próximo do 2º BIS, no bairro da Marambaia, comprando bem à beça.
A fintech Sim divulgou levantamento que mostra que mais de um terço (35%) dos consumidores da região Norte optou por utilizar algum tipo de crédito tomado no último bimestre para “investir em um negócio já existente”.
O Ministério Público Federal pediu à Justiça que determine o cumprimento da sentença, já transitada em julgado, que condenou dez réus ao pagamento de R$ 14,4 milhões pela apropriação ilegal de recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) em 2006 e 2007 em Medicilândia, Brasil Novo, Uruará e Altamira, no sudoeste do Pará.
Um levantamento da Abras (Associação Brasileira de Supermercados), divulgado na terça (1º), informa que o Pará é um dos Estados cujo abastecimento enfrenta problemas por causa dos bloqueios nas estradas.