Notícias

Procuradores do MPF denunciam suposta omissão da PRF em protestos (02/11)

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Por Gerson Nogueira e Carol Menezes

 

A mídia de todo o país deu amplo destaque ao convite do governador Helder Barbalho ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva para participar da 27ª Conferência do Clima na ONU, a COP27, que começa na próxima semana em Sharm el-Sheikh, no Egito. Lula fará a sua rentrée como grande líder mundial ao lado dos principais nomes da política internacional e das autoridades que atuam no segmento do clima. O Brasil pela primeira vez estará representado em três pavilhões independentes: o do governo federal, o da sociedade civil e o dos governadores amazônicos, liderado por Helder, este último, uma iniciativa inédita.

BIZARRICE

Após ser afastado temporariamente, o tenente PM Ruan Carlos Rodrigues Porto será submetido a um inquérito policial militar que vai apurar crime de incitação à indisciplina. “Haverá também a instauração de conselho de justificação objetivando apurar conduta disciplinar do referido oficial”, explicou o promotor Armando Brasil. Subcomandante na região, em conversa com manifestantes de Novo Progresso, que bloqueavam a BR-163, parabenizou o “ato de cidadania” dos bolsonaristas e avisou que não iria cumprir a ordem judicial que determinava a liberação imediata da via.

AFASTAMENTO

“O juiz decidiu pela desobstrução da via. Eu, do Subcomando aqui, não farei isso, tá? Não farei isso”, encerrou a conversa, ganhando aplausos dos manifestantes. Um vídeo circulou de imediato nas redes sociais mostrando a inusitada cena de desobediência da decisão da Comarca de Belém. Com a repercussão, o Comando da Polícia Militar do Pará decidiu afastar temporariamente o oficial, que irá responder a um IPM e a um conselho de justificação, podendo vir a ser expulso da corporação. Depois, a PM fez cumprir a ordem judicial e a BR-163 foi parcialmente desbloqueada.

INDÍGENAS

Para fortalecer as ações voltadas à saúde dos povos indígenas, a Secretaria de Saúde Pública (Sespa) realizou mais uma expedição “Saúde por todo Pará nos territórios indígenas”, de 19 a 26 de outubro. Foram atendidos os territórios Tembé e Amanayê, em Paragominas, no sudeste do Estado, com clínica médica, exames laboratoriais, avaliação e aconselhamento nutricional, testes de orelhinha e linguinha, avaliação de desenvolvimento infantil, kits de higiene bucal, testes rápidos para diagnóstico de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, exames de IGG, IGM e antígenos para Covid-19.

AMAZÔNIA

Nove senadores foram eleitos nos Estados da Amazônia no 1º turno da eleição deste ano. A plataforma Monitor do Congresso avalia que apenas três deles – Beto Faro (PT-PA), Flávio Dino (PSB-MA) e Omar Aziz (PSD-AM) – têm compromissos com a preservação da floresta e do bioma. Os demais são ligados ao agronegócio e a grandes mineradoras, com histórico de votação em favor de projetos que fragilizam a política de proteção ambiental do país. Beto Faro é considerado um defensor da região após integrar a bancada ambiental da Câmara dos Deputados.

SELETIVO

A Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna abriu ontem as inscrições para o Processo Seletivo de Treinamento Profissional em Serviço visando a qualificação de 64 profissionais nas áreas em que a unidade é referência. As inscrições seguem até o dia 11 deste mês, exclusivamente pelo link disponibilizado no edital publicado no site do Hospital de Clínicas, na aba “Seleções”. Todo o treinamento será realizado durante 90 dias e, além da inscrição, os candidatos passarão pelas fases de análise documental e curricular, avaliação de carta de intenção e entrevista.

LINHA DIRETA

Procuradores da República em atuação no Pará enviaram ofício ontem (1º) ao procurador-geral da República, Augusto Aras, solicitando que o STF seja informado que a Polícia Rodoviária Federal está descumprindo ordem do ministro Alexandre de Moraes de desobstrução de rodovias e vias públicas no Estado.

Em ofício assinado por 20 membros do MPF-PA, são relatadas as diversas medidas tomadas pelos procuradores desde a manhã de segunda-feira, e ainda que a PRF não cumpriu seus deveres constitucionais, nem as ordens judiciais, e não justificou o fracasso das suas ações.

Inclusive concurseiros estão se dedicando desde o último domingo aos próximos concursos da PRF, já estimando que haverá muitas vagas a serem preenchidas após o dia 1° de janeiro de 2023…

Os manifestantes que seguem no ato antidemocrático na avenida Almirante Barroso, em frente ao 2º BIS, contra o resultado das eleições realizadas em 30 de outubro, receberam no final da tarde de ontem uma estrutura e tanto para permanecerem fazendo algazarra no local.

Caminhões levavam galões e galões de água, além de quantidades significativas de queijo, presunto, pães e café. Até mesmo tendas e banheiros químicos foram levados às calçadas da via. Fica a pergunta: quem está bancando toda essa mordomia?

Começa amanhã (3), o Congresso Norte Nordeste de Direito Comercial, no auditório do Sesc Boulevard, em Belém. Uma das palestras será conduzida pelo advogado Tadeu Alves Sena Gomes, que falará sobre “unidade produtiva isolada”.