A trajetória de Mestre Vieira ganha uma celebração especial nesta quinta-feira. Com mudança de agenda por conta do segundo turno das eleições, a família, antigos parceiros e fãs do músico adiaram para hoje as comemorações do aniversário de nascimento do mestre, em 29 de outubro, data que desde 2019 também marca o Dia Municipal da Guitarrada em Barcarena.
A festa leva adiante uma tradição iniciada por Vieira ainda em vida, na comemoração de seus 80 anos, em 2014. Para festejar o legado de Vieira, haverá passeio ciclístico, shows e lançamento de livro sobre a vida e obra do mestre, falecido em 2018. A partir das 9h, bicicletas sairão em passeio da casa em que viveu Mestre Vieira, em Barcarena, percorrendo algumas vias, em direção ao Cafezal. “Mestre Vieira sempre amou andar de bicicleta. Gostava de pedalar e ir parando e falando com as pessoas, era uma rotina diária”, diz o filho tecladista, Wilson Vieira. A iniciativa partiu do Coletivo Pedal Para Todos, que realiza passeios ciclísticos semanais no municipio e a ideia é que os participantes usem camisas floridas, numa referência ao visual de Vieira em seus shows.
Shows de vários artistas marcam a data
A frente da casa do mestre também será o ponto para as apresentações musicais, a partir das 19h, com participação de Os Dinâmicos, Waldo Possa, Di Maravilha, Dinho Santos, Essência Marques, WV10, Filhos do Mestre, Jéssica Costa, Nazareno Muniz, Trilha, Saulo Caraveo e DJ Manoel Pressão.
“A gente sabe que essa união de gêneros musicais sempre esteve junto com Mestre Vieira. Em seus discos e CDs, ele gravou bregas, forró, baião, mas tudo convertido para o gênero guitarrada. E para gente é uma alegria imensa realizar todos os anos essa festa, junto com vários outros artistas de segmentos diversos. Isso mostra o respeito e o carinho que todos tinham com Mestre Vieira. Isso só fortalece a nossa cultura e nossa guitarrada, legado deixado pelo eterno Mestre Vieira”, diz o também filho do músico, o baterista e produtor musical Waldecir Vieira.
A programação tem o empenho decisivo do Fã-clube 100% Barcarenense Mestre Vieira, mantendo também um amor em família. É que no começo quem presidia o grupo e ajudava a organizar tudo era a professora Betinha. Vítima da covid-19 em 2021, ela foi sucedida pela filha Martinha Barbosa. “É uma grande honra poder continuar esse legado da minha mãe, que foi presidente do fã-clube de Mestre Vieira, que sempre foi pra gente uma inspiração de música, de alegria e de cultura, porque eles nos representava e continuará sempre nos representando”, diz ela.
A noite contará também com concurso de dança (lambada) e sessão de autógrafos e lançamento do “Songbook Mestre Vieira”, um livro sobre a vida e obra do Mestre Vieira, que traz também 30 partituras de músicas compostas por ele. A obra conta com textos da jornalista e produtora cultural Luciana Medeiros, do historiador Luiz Antônio Guimarães – que aborda as origens portuguesas de Mestre Vieira – e de André Macleuri, músico de Belém que fez as transcrições das partituras.
“Já tínhamos lançado o livro em Belém, mas em Barcarena só agora vamos conseguir fazer isso, com apoio da família Vieira e do fã-clube. Estamos muito felizes em chegar à cidade que ele tanto amava”, diz Luciana Medeiros. “Esse é um projeto de pesquisa, salvaguarda e difusão da obra de Mestre Vieira. São informações e registros de fotografias, vídeos e outros materiais sobre a vida e obra dele, coletados durante os dez anos em que acompanhei sua trajetória. Ainda tenho um documentário que já gravei em 2011 e 2019, e agora busco apoio para finalizá-lo”, completa.
Se estivesse vivo, Mestre Vieira completaria 88 anos no último sábado. O músico lançou 13 LPs, entre 1979 e 1991, gravou quatro CDs, sendo os dois primeiros “A Volta”(1998) e “Lambadão do Vieira” (2022); e os dois últimos já assumindo o gênero da guitarrada, o “Guitarrada Magnética” (2009) e “Guitarreiro do Mundo” (2015). Também participou de dois álbuns dos Mestres da Guitarrada, projeto que o reposicionou na história da música brasileira, e do CD “Os Dinâmicos e Mestre Vieira” (2016), que ele também produziu. Ele ainda gravou o DVD “Mestre Vieira – 50 Anos de Guitarrada”, em duas noites de apresentações no Theatro da Paz, em julho de 2012. A trajetória dele e dos músicos que o acompanhavam, formando o grupo Vieira e Seu Conjunto, também inspirou a série de animação “Os Dinâmicos” (Prodav-2014/Ancine), em que os músicos são heróis que ganham superpoderes com os acordes da guitarra de Mestre Vieira.
SAUDADES
Homenagem a Mestre Vieira e ao Dia da Guitarrada
Quando: Hoje, a partir das 9h e às 19h
Onde: Casa Memorial Mestre Vieira (R. Santo Antônio – Barcarena)
Quanto: Aberto ao público
Informações: (91) 98134.7719