Por Gerson Nogueira e Carol Menezes
O governador Helder Barbalho informou, através das redes sociais, que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva foi convidado para participar da Cúpula das Nações Unidas para o Clima (COP27), em novembro no Egito, por proposta feita pelos próprios anfitriões do evento. Entre diplomatas, o gesto foi considerado uma mensagem clara de que a comunidade internacional já não quer Jair Bolsonaro como interlocutor. Helder observou que a presença de Lula será um “reforço fundamental na luta para conjugar desenvolvimento econômico com sustentabilidade”.
SEM NOÇÃO
Em tom histriônico, pregando golpe militar e outras sandices contra a posse do “barbudo maldito”, uns 20 gatos pingados bloqueavam o trânsito na avenida Almirante Barroso, no final da tarde de ontem, em frente ao quartel do 2º BIS. Isso tudo em horário de trabalho, impedindo a locomoção de centenas de pessoas que tentavam voltar para suas casas. Irritados com a anemia do protesto, os manifestantes postaram na internet chamados em tom ofensivo aos “patriotas” que não aderiram à causa – entre os quais, o hidrófobo porta-voz bolsonarista conhecido pelos maus modos.
ESTRANHEZA
A grande maioria de bares e restaurantes localizados no bairro do Umarizal e até cercanias de Nazaré e Reduto fecharam as portas mais cedo na noite de domingo, apesar da gigantesca concentração de pessoas na Doca de Souza Franco para festejar a vitória de Lula. Ao contrário de 2018, quando Bolsonaro foi eleito, os proprietários parece que decidiram ir dormir mais cedo. Alguns poucos locais abriram só até 23h, apenas para a venda de bebidas, sem cozinha funcionando, o que aumentou ainda mais a estranheza.
PROVOCAÇÃO
Em meio à manifestação pacífica da campanha em favor da eleição de Lula que ocorreu na tarde de sábado, 29, na Doca de Souza Franco, em Belém, integrantes do movimento Onda Vermelha flagraram e filmaram o momento em que uma motorista exibe arma dentro de seu carro na tentativa de intimidar os manifestantes lulistas. Ela resolveu passar pelo meio da manifestação com o carro portando bandeiras e adesivo do candidato Jair Bolsonaro, o que foi considerado uma provocação gratuita. A placa do carro foi anotada e repassada à Polícia.
CARTEIRAS
A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Coordenação Estadual de Políticas Para o Autismo (Cepa), entregou, na manhã de ontem, mais de 800 carteiras de identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista para moradores da Região Metropolitana de Belém. A ação foi realizada no auditório da Sespa, na travessa Lomas Valentinas, em Belém. Segundo a coordenadora da Cepa, Nayara Barbalho, é mais uma ação importante promovida pela Sespa não apenas pela entrega do documento em si, mas pela construção da base de dados.
MULHERES
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, participou de reunião para definir o planejamento estratégico para cooperação entre a Prefeitura de Belém e a Organização das Nações Unidas (ONU) a respeito do programa ONU Mulheres sobre Economia do Cuidado. O encontro foi realizado de modo on-line, na tarde de ontem, com o consultor de planejamento do programa, Luís Sérgio Vieira. Belém será o primeiro município do Brasil a receber o escritório ONU Mulheres, que visa promover justiça social para as mulheres cuidadoras. A assinatura foi realizada em maio de 2022.
LINHA DIRETA
Ainda na noite de domingo, 30, o presidente do Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens no Estado (Sindicam Pará), Eurico Tadeu Santos, disparou de sua própria conta no WhatsApp um vídeo pedindo para os caminhoneiros pararem.
“Peço encarecidamente que nenhum empresário de transporte inicie viagem amanhã (segunda, 31). Esperem que o Exército Brasileiro, Marinha, Forças Armadas façam o seu dever de casa”, anuncia Eurico no vídeo, referindo-se à não-aceitação do resultado das eleições presidenciais.
A Secretaria Municipal de Saúde informa que a Prefeitura de Belém garantiu o pagamento do novo piso salarial aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Endemias (ACE) com aumento de quase 50% nos vencimentos destas categorias.
O Pará aumentou em mais de 50% o número de custodiados inscritos no Enem PPL 2022, modalidade do exame que é voltado para as pessoas privadas de liberdade que concluíram o Ensino Médio e que estão nas unidades prisionais e socioeducativas.
São, ao todo, 2.574 custodiados, o que representa um crescimento de 51% em relação ao último ano, quando foram 1.707 inscritos.
O Conselho Universitário da Uepa aprovou a criação do Departamento de Educação Escolar Indígena, que agora terá um quadro exclusivo de professores para atender ao curso de Licenciatura Intercultural Indígena, ofertado exclusivamente para os indígenas do estado do Pará.