Diferente do primeiro turno, o Pará já tinha mais de 50% de urnas apuradas pouco depois das 18h neste domingo, 30 de outubro, dia da realização do segundo turno das eleições presidenciais. Desta vez, com os paraenses indo votar em apenas uma candidatura, quase não houve filas e as sessões eleitorais permaneceram sem grandes esperas quase durante todo o período de votação.
O Tribunal Regional Eleitoral classificou esta segunda rodada como “tranquila”. Antes das 22h de domingo, o Pará tinha 99,97 das seções finalizadas, com vitória de Lula por mais de nove pontos percentuais.
A abstenção neste segundo turno, na análise do TRE, foi maior que do primeiro turno, mas não foram divulgados números oficiais. A presidente da corte informou ainda que recebeu relatos de operações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) junto ao transporte público que poderiam ter causado atraso na chegada de eleitores aos colégios eleitorais no interior, mas também não repassou números – adiantou que o órgão deve divulgar um balanço sobre o tema nesta segunda, 31.
O petista Luiz Inácio Lula da Silva recebeu 2.509.084 votos, o equivalente a 54,75%, enquanto Jair Bolsonaro (PL) teve 2.073.895 votos, ou 45,25%. Um total de 4.701.740 pessoas foram às urnas ontem.
Confira abaixo como os eleitores das 144 cidades do Pará votaram e quem acabou tendo mais votos. Em algumas regiões, como o Marajó, houve a vitória esmagadora de apenas um candidato, no caso Lula.