Entretenimento

Luísa Sonza é cortada de festival após caso de racismo

Em agosto deste ano, Luísa fechou um acordo com Isabel Macedo para encerrar o processo. O valor da indenização não foi revelado. Foto: Reprodução/ Instagram
Em agosto deste ano, Luísa fechou um acordo com Isabel Macedo para encerrar o processo. O valor da indenização não foi revelado. Foto: Reprodução/ Instagram

Luísa Sonza teve o nome retirado da lista de atrações de um festival de rap no Rio de Janeiro. A mudança seria o resultado da mobilização do público por conta de uma acusação de injúria racial, extinta em 2018, na qual a cantora esteve envolvida.

O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 24, no perfil do REP Festival. A organização não informou o motivo da retirada de Sonza da lista. A funkeira tinha sido convidada para fazer uma participação no show de Xamã, mas foi substituída pelo rapper cearense Don L.

https://www.instagram.com/p/CkGgDL6rqr9/?utm_source=ig_web_copy_link

No Twitter, o rapper havia se queixado que só seria convidado para algum show caso o evento acontecesse na região Nordeste do país. Ontem, ele escreveu um tuíte de agradecimento. “Agradeço a todos que se mobilizaram pela minha participação no REP Festival. Eu decidi aceitar a proposta por um valor que permitisse melhorar o Natal da minha banda e começar a fazer o que eu sempre quis: meu dízimo para um coletivo revolucionário”, postou.

Recentemente, Sonza publicou uma carta aberta de retratação em suas redes sociais pedindo desculpas à advogada negra Flora Matos. Ela foi confundida pela cantora com funcionária de uma pousada onde a artista estava. Sonza responde em uma ação de danos morais e já revelou que pagará a indenização ao se declarar culpada. O caso ocorreu em setembro de 2018, quando pediu que Flora pegasse um copo d’água para ela.

“Eu reconheço que a maneira com que me dirigi a sra. Isabel traduziu um ato de reprodução do racismo estrutural, o que de maneira nenhuma foi a minha intenção. Nesse contexto, venho a público pedir desculpas não somente a ela, mas a todos aqueles que já experimentaram as consequências do racismo estrutural”, diz um trecho da carta. Não é possível saber se a carta foi uma obrigação da Justiça.

TENSÃO
Nesta segunda-feira, a advogada virou alvo de internautas que a viram como culpada pela saída de Sonza do festival. “Você luta por dignidade, respeito e Justiça e é chamada de recalcada. Por que os fãs de racista são assim?”, questionou Flora no Twitter. Luísa Sonza não havia comentado a saída do festival até o fechamento desta edição.

*com Folhapress e Notícias da TV