Notícias

A experiência no Mar Morto

É impossível afundar no Mar Morto
É impossível afundar no Mar Morto

Entre os lugares mais inusitados da Terra está o Mar Morto. O lago de água extremamente salgada fica localizado no Oriente Médio, entre Israel, Jordânia, Cisjordânia e Líbano. O nome se justifica pelo fato de que a grande concentração de sal, 300 gramas por litro, impede praticamente qualquer tipo de vida no lago. A título de comparação, os oceanos têm, em média, 35 gramas de sal por litro d’água.

Visão geral do Mar Morto

Ao visitar o Mar Morto tenha em mente de que você chegou ao ponto mais baixo do planeta em terra seca, são 400 metros abaixo do nível do mar. A sensação é de estar em um lugar terrivelmente quente, seco e abafado, como se um secador de cabelo estivesse ligado em cima de você.

Mas nada disso é suficiente para desistir de conhecer um lugar tão diferente.
A visita ao Mar Morto geralmente está incluída em pacotes de excursões para a Terra Santa ou Jordânia. Ao chegar, o visitante se depara com o belo lago em meio a um deserto rodeado de montanhas e sol a pino.

O local é cheio de lojas de cosméticos com a famosa lama retirada do Mar Morto vendida a preços exorbitantes, além de restaurantes, lanchonetes e belos resorts.

Para adentrar no lago é preciso calçar sandálias especiais, visto que as pedras de sal podem ocasionar ferimentos.
Outra recomendação é que não se passe mais de 15 minutos dentro da água para evitar desidratação ocasionada pela alta salinidade. Não ache que é pouco tempo. A sensação é de estar imerso em um lago de azeite quente e salgado. Ao sair, a vontade é de tomar uns dois litros de água gelada!

Lama medicinal

Outra dificuldade é se equilibrar. A alta densidade do lago dificulta caminhar pela água e também gera a sensação inusitada de não afundar. Para flutuar e tirar a famosa foto com um jornal na mão é preciso treinar o equilíbrio.
E acredite, equilíbrio e calma são fundamentais. Qualquer descuido a água espirra e, se cair nos olhos, a sensação de ardência é muito grande. Ferimentos na pele também podem arder por causa do excesso de sal.

Campo minado

Apesar de todos esses percalços, não desanime. A beleza do Mar Morto é sensacional, adultos ficam como crianças tentando se banhar e flutuar ao mesmo tempo. Na beira do lago, ainda dá para se lambuzar com a lama medicinal que deixa a pele uma seda. Mas a visão é até engraçada: todo mundo enlameado, parece os pretinhos do mangue em Curuçá… Inúmeras duchas também estão disponíveis para tirar o sal e a lama do corpo.

Sensação é de estar imerso em um azeite quente

Outra curiosidade que quase ninguém observa são as cercas em determinadas áreas do lago com placas que alertam para o perigo de explosivos em campos minados. Um passeio inesquecível e que vale a pena ser feito!
(Fale com o colunista: [email protected])