Atualidades

Aconchego à distância

Aconchego à distância

Por Carolina Menezes
Fotos Marcus Mendonça

O projeto desenvolvido para o apartamento de 88m², assinado pela arquiteta e urbanista Rebeca de França, deu a amplitude, a sofisticação e o aconchego desejados por uma família de Oriximiná, que precisava de um ponto de apoio em Belém. Seguindo uma linha atemporal, ao mesclar de forma harmonizada diferentes estilos, prioriza o equilíbrio entre os materiais e revestimentos especificados, com o layout bem resolvido e funcional.

Convivência familiar

As intervenções foram focadas na áreas sociais, living e sacada gourmet, criando um ambiente que possibilita a integração e convivência familiar, já que os donos moram em outro município. Para ter o aproveitamento máximo de cada ambiente, a sacada foi nivelada ao living e envidraçada. Materiais nobres como madeira, linho, mármore e muito espelhos estão presentes em todo o desenvolvimento do projeto. “A madeira tem o poder de criar a sensação de aconchego no ambiente, e brincamos com as texturas desse material nobre, utilizando painéis ripados em diferentes sentidos na sala, e na sacada, o painel ripado vertical”, explica a profissional, que atua há sete anos elaborando projetos de Arquitetura de Interiores residenciais e comerciais.

Profundidade e amplitude

A parede da churrasqueira foi toda revestida no mármore Travertino Romano, material de base neutra, que “casado” à madeira cria uma atmosfera bastante acolhedora. Na sala de jantar, o painel também em madeira quebra a sobriedade do pendente de cristais estilo Baccarat, e as cadeiras estilo medalhões foram revestidas em um linho cru, valorizando mais o design da peça. A mesa, em laca branca, traz a suavidade e cria a leveza para o ambiente. Já que espelhos são um marco das criações de Rebeca, ela criou um painel todo espelhado camuflando as portas de acesso ao corredor das áreas íntimas do apartamento, trazendo, ao mesmo tempo, profundidade e amplitude ao living.

Aproveitamento de espaços

De acordo com Rebeca, por se tratar de um apartamento pequeno, existe uma complexidade para aproveitar cada espaço, criar a amplitude e projetar ambientes que gerem a sensação de conforto e elegância. Por isso é muito importante a harmonização de cores e materiais. Ela destaca como ponto alto a “camuflagem” das portas que dão acesso a área intima com espelhos, gerando uma unidade e continuidade, ampliando o ambiente. “Cada item do projeto foi pensado de forma minuciosa. Os donos acompanharam tudo de longe, aprovando tudo à distância, e ao entrar no apartamento finalizado puderam ver a realização do sonho deles. É a parte mais gratificante da nossa profissão”, reconhece.