Pará

Podemos Pará anuncia apoio a Lula para o segundo turno

Lideranças do Podemos e o partido anunciam apoio a Lula no Pará. Foto: Antonio Melo/Diário do Pará
Lideranças do Podemos e o partido anunciam apoio a Lula no Pará. Foto: Antonio Melo/Diário do Pará

Diego Monteiro

O Podemos Pará anunciou, na noite de ontem, apoio unânime ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o segundo turno presidencial, pleito marcado para o próximo dia 30. A decisão foi tomada após conversas com apoiadores, militantes e filiados da legenda, que em comum acordo, consideraram o compromisso firmado desde o primeiro turno com o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB).

Antes do pronunciamento dos representantes do partido, foi lida a nota que evidencia a escolha para o poder executivo. “Para este segundo, o Podemos Pará não poderia se furtar da oportunidade de escolher um lado nessa batalha. A atual conjuntura que vivemos hoje é muito clara: pela necessidade da mudança e dos rumos que o nosso país está tomando”, pontuou.

“Em comum acordo […] o Podemos formaliza o seu apoio incondicional a campanha de Luiz Inácio Lula da Silva. […] Convocamos toda a nossa militância presente, para que de mãos dadas, possamos nos unir e juntos ir para esta batalha, de casa em casa, conquistando corações e mentes para o nosso projeto, pois juntos podemos fazer o Pará seguir em frente, e o Brasil feliz de novo”, completou a nota.

Igor Normando, deputado estadual eleito com mais de 70 mil votos, ajudou o Podemos a chegar na marca de 416 mil, sendo um dos dez – dos 29 – partidos que disputaram a eleição e que possui uma bancada de deputados estaduais expressiva.

Durante discurso, Normando parabenizou a todos pela sensibilidade de conduzir o debate social sobre a condição do país. “Essa decisão casa com as ideias da nossa militância e ficamos satisfeitos com isso. Estamos com quem tirou a fome do Brasil. Quem criou universidades. Quem ajudou os mais pobres. É fundamental que possamos fazer uma comparação do que era o governo do Lula com o atual presidente”, declarou.

Marcaram presença no encontro diversas autoridades políticas dos vários municípios que compõem o estado, bem como o senador eleito, Beto Faro (PT). “O Lula é um presidente parceiro do Pará e somará ainda mais junto com Helder Barbalho. Contamos com vocês, que são pessoas com capacidade de transmitir nossa mensagem para os quatro cantos do nosso estado”, frisou.

Presidente estadual do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Jader Filho também elogiou a escolha. “O Podemos tem crescido e não é por acaso, pois é uma união de pessoas com ideias, que não compram voto ou trabalham apenas nas vésperas de eleições. Isso faz com que o apoio ao presidente Lula seja uma das adesões mais importantes para os paraenses. Essa eleição é um dever e uma responsabilidade dupla para todos nós”, argumentou.