Pará

Escolas recebem instrumentos musicais do Estado

Escolas recebem instrumentos musicais do Estado

Nesta quarta-feira (19), 48 escolas estaduais receberam kits de banda contendo diversos instrumentos musicais do Governo do Estado. A cerimônia de entrega dos equipamentos ocorreu no Centro de Eventos Ismael Nery (Centur), em Belém, e os instrumentos foram entregues pelo governador do Estado, Helder Barbalho.

“Essa é uma ferramenta motivacional para que nós possamos cada vez mais garantir com que a escola seja um ambiente acolhedor. A educação não é apenas um ato de transmitir o conteúdo de um livro, por exemplo. A educação é mais ampla. Precisa incluir pedagogia, musicalidade, precisa criar uma relação efetiva onde o aluno tem na escola um local que se tem alegria, prazer, responsabilidade e oportunidade”, disse o chefe do executivo estadual, governador Helder Barbalho, durante a cerimônia para mais de 500 alunos da rede.

A iniciativa busca incentivar a musicalização, a cultura e fortalecer o aprendizado no ambiente escolar. Cada kit de banda é composto por nove tipos de instrumentos. São 4 trompetes em Si bemol; 4 trombones de marcha em Si bemol; 1 trompa de marcha em Si bemol; 1 euphonium em Si bemol; 1 tuba ¾ em Si bemol; 1 caixa tenor de marcha com colete; 1 bumbo de marcha com colete; 1 par de pratos 14” e 14 estantes de partitura, informou a secretária de Educação, Elieth de Fátima Braga.

“Nós estamos trabalhando e participando ativamente desse processo de musicalização nas escolas. Esse é um projeto deste governo, que tem o intuito de fazer com que nossas unidades sejam mais atrativas e que possam descobrir muitos talentos por meio da música”, enfatizou a titular.

Cada kit de banda é composto por novo tipos de instrumentos musicais. FOTO: MARCO SANTOS / AGÊNCIA PARÁ

INCENTIVO

Weligton Magno, aluno da escola Cônego Leitão, diz que “É uma iniciativa que vai incentivar muito a musicalização dentro e fora da escola. Vai fazer a gente sair da rotina, diante da carga horária pesada que temos em sala de aula. Isso também vai incentivar os alunos que também não tem aptidão com a música. Na minha escola não existe banda, mas não há instrumentos novos. O que deve mudar agora, graças ao governo e as atividades”, disse o aluno do 8ª série.

A gestora da Use 10, Ione Silva, conta que é uma oportunidade única de avanço na educação. “Eu gostaria de parabenizar o nosso governador por essa iniciativa, com essa melhora na qualidade da educação, onde a gente vai poder motivar e incentivar esses alunos, já que nesta fase da pré-adolescência eles dão muito valor na música. Isso vai fazer com que ocorra a descoberta de talentos dento das comunidades e, quem sabe, ter músicos profissionais em breve”, finalizou a gestora.