Pará

Sespa promove Dia D de vacinação contra a paralisia infantil

O Pará no momento está com 47,18% do público-alvo vacinado. Foto: Pedro Guerreiro/Ag. Pará
O Pará no momento está com 47,18% do público-alvo vacinado. Foto: Pedro Guerreiro/Ag. Pará

O Dia Mundial do Combate à Poliomielite é celebrado no dia 24 de outubro. Em alusão à data, porém pensando no dia com maior disponibilidade das famílias levarem suas crianças para serem vacinadas, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) escolheu o dia 22 de outubro, sábado, para realizar o Dia D da campanha de vacinação contra a doença, também conhecida como paralisia infantil. Devem estar com a vacinação em dia todas as crianças com idade abaixo de 5 anos.

A Sespa é responsável pela distribuição das vacinas para todos os municípios do Estado, assim como auxilia o poder municipal na definição de estratégias para ampliar todas as coberturas vacinais. Para o Dia D da campanha, a Sespa realizou uma convocação de todos os 144 municípios para intensificarem suas estratégias de vacinação para o próximo sábado, instruindo para que as cidades aumentem o número de locais de vacinação e disponibilizem mais profissionais para aplicar os imunizantes.

Ações da Sespa no Dia D

Além de prestar esse apoio aos municípios, a Sespa irá contribuir para o aumento da cobertura vacinal disponibilizando vacinas contra a poliomielite em diferentes pontos da região metropolitana de Belém. No dia 22, Serão disponibilizados imunizantes na unidade móvel de vacinação que está funcionando ao lado da Basílica Santuário durante a quadra nazarena, de 9h às 21h.

A Sespa realizará vacinação também nos espaços do TerSaúde, ação do programa Territórios Pela Paz (TerPaz), em Icoaraci, Bengui e Atalaia. No domingo, dia 23, as ações de vacinação ocorrerão nas unidades do TerSaúde dos bairros da Terra Firme, Tapanã e Cidade Nova 8. Nestas ações também serão disponibilizados imunizantes contra sarampo, covid, HPV e influenza. O horário de funcionamento será das 8h às 13h.

Já na próxima terça-feira, dia 25, as Usinas da Paz de Marituba, Icuí, Cabanagem, Bengui e Jurunas receberão as ações de vacinação da Sespa. O horário de funcionamento será de 8h às 17h.

Importância da vacinação

O Secretário de Saúde do Pará Rômulo Rodovalho falou sobre a importância da campanha e o Dia D para a população paraense. “Precisamos aumentar nossa cobertura vacinal contra a poliomielite. É uma doença que há anos não faz parte da realidade do nosso Estado e nem do nosso país. Por isso, vacinar o máximo de crianças possível é fundamental para não convivermos com a paralisia infantil no Pará. Convocamos todos os nossos municípios para não medirem esforços e vacinarem suas crianças”, declarou.

O Ministério da Saúde traçou como meta para afastar completamente o risco do retorno da poliomielite no país, 95% de cobertura vacinal. O estado do Pará no momento está com 47,18%. Visando melhorar os números, a Sespa vem intensificando os esforços diretamente com os 144 municípios do estado.

Por ser uma doença considerada erradicada no Brasil desde 1994, famílias por todo o país negligenciam a importância da vacina e a gravidade da pólio. Porém, países pelo mundo inteiro registram o retorno da doença, principalmente na África e na Ásia. Os Estados Unidos e Reino Unido estão alertas e intensificando a vacinação das crianças, principalmente após serem encontrados vírus da poliomielite em amostras de água de água de esgoto de cidades como Nova York e Londres.

Assim como o resto do mundo, o Brasil sofre com movimentos antivacinas e divulgação de fakenews relacionadas à vacinação contra poliomielite, o que atrapalha o país e o Pará a alcançarem a meta de cobertura vacinal. O Brasil possui uma história importante com a vacinação. O imunizante contra a paralisia infantil é utilizadado por aqui desde a década de 60 e foi fundamental para mudar a realidade de gerações que se acostumaram a ver pessoas convivendo com sequelas da doença, como as atrofias musculares, principalmente nas pernas.

Fonte: Agência Pará