Pará

TRE prepara urnas e prevê votação rápida no Pará

O TRE iniciou a preparação das urnas para o segundo turno no dia 30 de outubro. Foto: Ricardo Amanajás / Diario do Pará
O TRE iniciou a preparação das urnas para o segundo turno no dia 30 de outubro. Foto: Ricardo Amanajás / Diario do Pará

Cintia Magno

As urnas eletrônicas da Região Metropolitana de Belém que serão utilizadas no segundo turno das Eleições 2022 começaram a ser preparadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE do Pará) na manhã do último sábado (15). Durante o ato público promovido no Depósito de Urnas do TRE, em Ananindeua, foi realizada a preparação das urnas da 28ª e da 96ª Zonas Eleitorais.

Acompanhando os trabalhos, a presidente do TRE do Pará, desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, apontou que o segundo turno é como uma nova eleição, na medida em que toda a preparação é realizada novamente.

“Para nós é uma nova eleição porque as ações que são desenvolvidas são iguais tanto para o primeiro turno, quanto para o segundo turno. Agora nós estamos inserindo as mídias, lacrando as urnas, realizando todas as ações que realizamos no primeiro turno”, explicou. “Mas pelo fato de o segundo turno demandar apenas um voto, como consequência terá, para o eleitorado, um período menor na cabine para a escolha do seu candidato”.

A desembargadora reforçou que os atos de lacração e de geração de mídia que são inseridas nas urnas eletrônicas são públicos e, portanto, podem ser acompanhados pelos órgãos fiscalizadores e pela sociedade. “Nós convidamos partidos políticos e toda a sociedade devidamente interessada e representativa para estar aqui conosco. O Ministério Público Eleitoral está conosco, o juiz eleitoral está conosco, o chefe de cartório está coordenando tudo, então, é completamente público e as pessoas podem acompanhar e verificar como nós fazemos os devidos procedimentos”.

Considerando que o eleitorado vai à cabine escolher apenas um candidato a Presidente da República, a expectativa da Justiça Eleitoral é de uma eleição mais rápida.

“Espero e aqui conclamo o nosso eleitorado que vá votar, é importante o comparecimento porque nós temos, geralmente um espelho de outras eleições, que a abstenção no segundo turno a tendência é ampliar”, considera a desembargadora. “Então, por favor, eleitorado, vá votar. O seu voto tem poder, o seu voto é que faz com que nós possamos depois dizer ao eleito que o meu voto deverá dar como retorno políticas públicas adequadas para a sociedade que vivemos”.

Secretário de tecnologia da informação do TRE do Pará, Alessandro Cruz explicou que no sábado deu início ao cronograma de preparação das urnas em Estado todo, começando pela Região Metropolitana de Belém.

“Dessas fases preparatórias para as Eleições, certamente essa é uma das principais datas. É a cerimônia em que a gente convida todas as entidades fiscalizadoras, os partidos para que possam acompanhar essa cerimônia oficial em que a gente vai fazer essa transição dos dados do primeiro turno para o segundo turno”, explicou.

“As urnas já estão carregadas com os dados oficiais, os dados dos eleitores e dos candidatos, são as mesmas urnas que foram utilizadas no primeiro turno, e neste momento a gente está inserindo uma mídia na urna que está informando para as urnas quais são os candidatos que participarão do segundo turno. Após esta etapa elas já estarão prontas para o dia da votação”.

Uma das zonas a serem preparadas no último sábado, a 96ª Zona Eleitoral contará com 307 urnas eletrônicas, entre as que serão efetivamente utilizadas e também as de contingência. Após essa preparação, as urnas já ficarão prontas aguardando o dia do segundo turno. Juiz da 96ª zona eleitoral, Procion Klautau Filho destacou que a expectativa é de tranquilidade.

“Foi tudo tranquilo no primeiro turno. Essas urnas são muito boas, modernas. O índice de problemas com as urnas foi baixíssimo no primeiro turno e agora que a equipe já está bem treinada e como vai ser apenas um cargo para votação, a gente espera que seja uma tranquilidade bem maior do que no primeiro turno”.