A mistura de rap e blues do baiano Baco Exu do Blues e o funk da carioca MC Naninha estão confirmados entre as grandes atrações na 10ª edição do Festival Psica, que será realizado em Belém, entre os dias 16 e 18 de dezembro. Outro destaque será o retorno aos palcos da banda paraense Madame Saatan, após oito anos com os integrantes voltados a projetos pessoais. Os primeiros nomes do line-up do festival paraense foram anunciados na noite desta terça-feira (11).
Um dos grandes nomes da música brasileira atual, Baco Exu do Blues tem, na visão dos organizadores do festival, tudo a ver com o debate sobre decolonialidade travado pelo Psica. Com três discos gravados – o mais recente deles, “QVVJFA?”, indicado ao Grammy Latino e ao Prêmio Multishow deste ano -, Baco usa das próprias angústias para construir sua ponte ao ouvinte, com sons que unem o rap ao R&B.
- Veja as primeiras atrações do Lollapalooza
RESISTÊNCIA
MC Naninha chega como representante da resistência da cultura periférica da baixada carioca. Dona de hits na internet, como “Império Bronze”, “Eu Sou Formada e Mas Só Falo Merd*”, ao estilo “proibidão”, ela cresce com músicas como “Me Separei”, que alcançou mais de dois milhões de plays na plataforma Spotify.
E a surpresa é a volta do Madame Saatan, banda que alcançou a cena roqueira nacional, que volta com a mesma formação, após oito anos, com Sammliz (voz), Ed Guerreiro (guitarra), Ícaro Suzuki (baixo) e Ivan Vanzar (bateria). O retorno é especial para o show no Psica, para comemorar os 11 anos do lançamento do disco “Peixe Homem” e os 19 anos da banda. “A gente está muito feliz, vai ser um momento muito especial”, diz Sammliz.