Entretenimento

Basílica de Nazaré recebe “Um Canto para Maria”

A soprano Patrícia Oliveira é a anfitriã do evento FOTO: DIVULGAÇÃO
A soprano Patrícia Oliveira é a anfitriã do evento FOTO: DIVULGAÇÃO

A 22ª edição do concerto “Um Canto para Maria 2022” ocorre nesta quarta-feira, 5 de outubro, a partir das 20h, na Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré. A apresentação musical conta com a participação da soprano Patrícia Oliveira, dos cantores Andrew Lima, Padre Francisco Cavalcante, Giovanna Pena e Caroline Araújo, que serão acompanhados pelo maestro Tinnoko Costa ao piano e na regência, e ainda pela violinista Thais Carneiro e o flautista Victor Barral. O público também poderá acompanhar tudo pela TV Nazaré (canal 30), que fará a transmissão ao vivo, com apresentação de Marcelo Pinheiro.

CONCERTO É REALIZADO HÁ 22 ANOS

A cantora Patrícia Oliveira diz que participar deste tradicional concerto é sempre uma renovação da fé, do amor à vida e à Nossa Senhora de Nazaré. “Há 22 anos faço esse concerto que reúne arte, devoção e fé. O repertório visa sempre o louvor à Maria e o resgate de hinos inéditos que, em harmonia com os tradicionais, perpassam pelas mais diversas sonoridades e timbres”, destaca.

Mesmo morando fora do Pará em alguns momentos da carreira, Patrícia conta que sempre esteve em Belém durante a festividade para reverenciar e cantar para Nossa Senhora. “O Círio sempre foi um momento muito importante na minha vida, nunca estive ausente nesse período. Mesmo durante os dez anos que morei na Itália, aperfeiçoando meus estudos e cantando, eu vim ao Brasil para esse concerto e para participar de tantos outros momentos de devoção”.

REPERTÓRIO TEM MÚSICAS CONHECIDAS DOS ROMEIROS

Estão no repertório devocional músicas bastante conhecidas dos romeiros, como “Círio Outra Vez”, “Virgem de Nazaré” e “Vós Sois o Lírio Mimoso”, além de muitas ave marias como a “Ave Maria de Caccini”, “Ave Maria de Schubert”, “Ave Maria de Gounod” e “Ave Maria Brasileira”, clássicos internacionalmente conhecidos, como aponta Patrícia, que realizou a primeira edição do concerto em 2000, a princípio, no Theatro da Paz, e, a aprtir de 2007, na Basílica Santuário.

Assim, “Um Canto para Maria” acabou tornando-se mais uma tradição dentro da programação cultural da capital paraense, na semana que antecede o Círio de Nazaré. Entre as novidades para este ano está a participação do relações públicas e colunista do Diário do Pará, Marcelo Pinheiro. “Como estaremos ao vivo pela TV Nazaré, entendemos a necessidade de criar a sensação ao telespectador de que ele estará ali conosco, tanto que estarei sentado junto à plateia, retratando exatamente o ângulo do público. Isso é fantástico”, diz ele.

BASÍLICA DE PORTAS ABERTAS E TRANSMISSÃO PELA TV

A Basílica Santuário também estará de portas abertas ao público, porém, respeitando o limite de lotação. Além disso, o concerto será transmitido pelas redes sociais da Basílica. “O telespectador e o espectador terão uma noite de gala e louvor à virgem de Nazaré, acompanhando, inclusive, a saída da romaria dos carros das promessas, que este ano passa a ser oficial. Será uma noite pré-Círio especial”, adianta Marcelo Pinheiro.

O evento promove a valorização da cena local estabelecendo um diálogo entre músicos de diferentes estilos e formações. “Por outro lado, o Círio de Nazaré, tombado como patrimônio imaterial, oferece uma oportunidade de pôr uma larga faixa de público em contato com música de qualidade, de forma que ‘Um Canto para Maria’ contribui para a formação de plateia para esses vários gêneros musicais abordados no espetáculo, em uma perspectiva de respeito à pluralidade”, pontuou Patrícia.

Concerto oficial do Círio, Marcelo Pinheiro compara “Um Canto para Maria” com a icônica barraca da Santa. “Todo bom devoto prestigia. Eu, além da apresentação de cada cantor, vou interagir com o público, ler peças da literatura mariana. Será um programa eclético de arte”, acrescenta.

ASSISTA

Concerto “Um Canto para Maria” – 22ª edição

Quando: Hoje, às 20h

Onde: Basílica Santuário de Nazaré (Av. Nazaré, s/n); com transmissão ao vivo pela TV Nazaré (canal 30).

Quanto: Gratuito.

(Texto: Aline Rodrigues)